Se a Terra fosse oca, como seria a gravidade lá dentro?
Seria zero: no interior de uma esfera oca, Newton já sabia, não há nada para nos manter preso às bordas.
Seria zero. Vamos fingir que isto aqui é ficção científica e que há tecnologia para construir um amplo saguão esférico no interior da Terra, com temperatura amena, pressão atmosférica equivalente à da superfície e oxigênio para respirar (além, é claro, de um elevador para acessá-lo).
Lá dentro, você flutuaria livre, leve e solto. Isso é porque toda a massa do planeta estaria concentrada na casca em volta de você, e não embaixo dos seus pés. A atração exercida por qualquer ponto da superfície interna da bola seria compensada pela atração do ponto diametralmente oposto, neutralizando o efeito da força. O físico Juliano Neves, pós-doutorando da UFABC, mostrou os cálculos que provam essa afirmação para este Oráculo. Quem entende minimamente matemática pode vê-los aqui.
(É comum perguntar se, ao se aproximar de um dos lados da casca, você não seria mais atraído por ele que pelo lado oposto. É um pensamento interessante, mas inválido: a massa da área em cuja proximidade você está é menor do que a massa de todo o resto da bola que está atrás de você, e as coisas se cancelam).
Só não dê a ideia para a Disney. Vai que eles decidem inaugurar um parque de gravidade zero no centro do planeta?
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
O mito confortável das múltiplas inteligências
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?







