GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

As incríveis fotos que acabam de chegar de Marte

Capturadas pelo robozinho Curiosity, as imagens ajudam a descobrir se um dia a gente poderá viver no planeta vermelho

As fotos de Marte ficaram ótimas. Quem tirou foi um robô chamado Curiosity – que, cá entre nós, é a cara do Wall-e -, com dois objetivos. Primeiro, investigar a possibilidade dos seres humanos habitarem Marte um dia; segundo, ajudar os cientistas a entender se um dia houve vida no planeta vermelho.

A região que o Curiosity fotografou se chama “Murray Buttes”, e é parte do Monte Sharp – um lugar que vem sendo explorado pelo pequeno robô há um mês. A região é tão parecida com os desertos dos Estados Unidos que os pesquisadores da NASA chegaram a brincar dizendo que o Curiosity estava “caindo na estrada”.

LEIA: 10 imagens incríveis da NASA

Mas, se fosse uma road trip, ela seria imensa e bem lenta: já faz um tempão que o Wall-e da vida real chegou a Marte. Depois de uma viagem de 7 meses até o planeta, ele aterrissou em uma sonda perto do Monte Sharp em 2012, e só conseguiu chegar à base da montanha em 2014 – isso porque, além de pequeno, o robô precisava se recarregar com energia solar e também parar várias vezes, para procurar evidências de água no relevo dos arredores. 

Agora, depois de tanto tempo no planeta vermelho, Curiosity ainda deve continuar a subir o Monte Sharp por mais alguns meses – quem sabe as próximas fotografias sejam tão legais quanto essas.