Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Baleia-azul: A gigante dos oceanos

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 31 out 2004, 22h00

Se o filme Orca, a Baleia Assassina (1977) fez muita gente tremer na cama madrugada adentro enquanto assistia aos ataques de fúria do animal que usava sua inteligência para se vingar dos humanos que mataram sua família, imagine quantas noites de sono o público perderia se a protagonista do filme fosse um mamífero da espécie Balaenoptera musculus, a baleia-azul. A gigante dos mares é o maior animal vivo da Terra, atingindo até 30 metros e 150 toneladas.

A baleia-azul já nasce com cerca de sete metros e quatro toneladas. Quando adulta, só a língua pesa três toneladas – tanto quanto um elefante. Para sustentar toda essa massa, ela precisa ingerir diariamente 3 600 quilos de plâncton, peixes e krill (pequenos camarões).

Esse cetáceo está presente em todos os oceanos e é capaz de realizar longas viagens. E, ao contrário do estigma de assassina difundido pelo cinema, a baleia é um animal pacato e, literalmente, de grande coração – que pesa 430 quilos.

A baleia-azul tem o peso equivalente a uma frota de 165 automóveis Ford Ka. Seu barulho ensurdecedor pode ser ouvido a 160 quilômetros

Continua após a publicidade
Publicidade