Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Borboletas e suas maquiagem caprichada

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h30 - Publicado em 28 fev 1998, 22h00

Borboletas, mariposas e traças são seres frágeis e vulneráveis. Têm poucas defesas. Muitas sobrevivem só na base do disfarce. Outras se esmeram na beleza. Todas capricham no make-up.

Faz de conta que não estou aqui

Borboletas são mariposas que voam de dia, em geral muito coloridas e com pouco disfarce. Mariposas e traças, ao contrário, voam no crepúsculo ou durante a noite. Para elas, a dissimulação é uma técnica de defesa essencial à sobrevivência.

Mascarada profissional

A lagarta da mariposa Ennomos autumnaria mora sobre galhos, imitando-os perfeitamente. Quem olha não vê. Desse jeito, escapa de virar comida enquanto cresce, deglutindo cascas e ramos. Ela existe na Europa e na Ásia.

Continua após a publicidade

Feia de matar

A Cerura vinula é uma rara mariposa com armas de defesa. Ela usa os filamentos da cauda para chicotear os inimigos, expele um cheiro fedorento e ainda exibe a cara, pouco atraente, para assustar os atacantes. Habita as Américas, Europa, África e Ásia.

Atriz esforçada

Continua após a publicidade

A lagarta da Stauropus fagi usa o engano como escudo. Aqui, se esforça para simular uma formiga, embora pareça muito mais uma lagosta. Se o truque dá certo, o predador se engana e ela sobrevive para virar uma mariposa discreta, cinza e marrom.

Traçando tudo

Vista de perto, a traça Porthesia similus é um monstrinho intrigante. O pardo e o cinza dissimulam sua presença e facilitam o ataque feroz a roupas e tapetes. É bonitinha. Mas dá um prejuízo danado.

Mudando para uma nova forma

Continua após a publicidade

Mariposas e borboletas são insetos que sofrem metamorfose completa. O ovo vira larva e troca de pele até se tornar um organismo chamado pupa. Depois, tece um casulo de seda dentro do qual se refugia para criar asas. Aí, rompe o casulo e sai voando.

Praga sedosa

A Lymantria dispar foi levada aos Estados Unidos para produzir seda, mas ficou famosa depois que fugiu do cativeiro e virou uma praga florestal. Larvas de várias mariposas fazem seda, entre elas a Bombyx mori, o bicho-da-seda.

Continua após a publicidade

A polinizadora

A Vanessa cardui tem uma prima muito popular no Brasil, a Vanessa brasiliensis, conhecida por “dama maquiada”. Nas borboletas, o casulo se chama crisálida (à esquerda). Em um mês dentro dela, o inseto cria asas e antenas. A borboleta (à direita) além de bela, é uma notável polinizadora de flores.

Casa e comida

A européia Aglais urticae dependura-se nas folhas da urtiga e constrói sua crisálida comendo pedaços de folhas. A metamorfose completa, até virar borboleta adulta, dura três meses. Mora em jardins da Europa e Ásia.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.