Cobras virgens grávidas existem – e são comuns

Estudo aponta que algumas cobras escolhem se reproduzir sozinhas, mesmo quando há machos por perto

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 15 jan 2016, 15h45

A partenogênese é um fenômeno da biologia que ocorre quando seres vivos geram filhotes sem se relacionarem sexualmente com um parceiro. As abelhas funcionam assim. Se o óvulo não é fecundado nascem zangões, se acontecer a fecundação, a larva se transforma em uma abelha propriamente dita. Já se sabia que algumas espécies de cobra também conseguem fazer tal ação, mas um estudo realizado com pesquisadores das universidades de Tulsa e do Estado da Geórgia, apontam que o número de cobras que se reproduzem ainda virgens é muito maior do que se imagina.

O consenso que vigorava até agora era que as cobras se utilizavam da partenogênese se não encontrassem um parceiro, ou quando eram colocadas em cativeiro. A novidade apontada pelos pesquisadores é que cobras fêmeas também utilizam da técnica quando estão em ambiente selvagem e/ou com machos da espécie. Dessa forma, a ação deixa de ser uma necessidade e passa a ser uma estratégia reprodutiva e evolutiva. “Esperamos mudar essa concepção de que este é um fenômeno raro, para algo potencialmente importante na evolução dos vertebrados, ocorrendo em populações próximas de nós. Estabelecendo isso, deveríamos começar a pensar em como isso pode afetar populações pequenas ou em perigo”, afirmou Warren Booth, ecologista da Universidade de Tulsa e um dos responsáveis pelo projeto, em entrevista ao site CBS News.

LEIA: 13 curiosidades sobre sexo no Reino Animal

Há dois tipos de partenogênese: 1- a obrigatória, em que a reprodução ocorre de maneira exclusivamente assexuada, e 2- a partenogênese facultativa, quando o animal consegue descendentes fazendo sexo ou não. Entre as 21 espécies de cobra analisadas, apenas uma demonstrou se demonstrou obrigatória, todas as outras variam entre a reprodução sozinha ou com a de um parceiro.

O estudo ainda não conseguiu descobrir quais são as motivações que fazem a cobra decidir se reproduzir autonomamente, mas sabe-se que a escolha não pode ser feita sempre, pois os animais possuem números limitados de ovos. Outra dúvida que permanece é sobre os filhotes nascidos de uma partenogênese. Não se sabe, por exemplo, se essas cobras também conseguem se multiplicar usando a mesma técnica.