Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De Dom Quixote a Poltergeist – conheça os novos nomes de exoplanetas

Novos títulos foram escolhidos por meio de uma votação online

Por Marcos Candido
Atualizado em 4 nov 2016, 19h08 - Publicado em 20 jan 2016, 19h00

Orbitando em volta de Cervantes estão Quixote, Sancho, Rocinante e Dulcineia. Não, isso não é um verso em homenagem ao espanhol Miguel Cervantes, autor da obra Dom Quixote. É realidade.

A União Astronômica Internacional (UAI) acaba de batizar 14 estrelas e 31 exoplanetas (planetas que orbitam em estrelas que não são o nosso Sol) que, até então, vagavam pelo espaço sem o luxo de um nome fácil de ser identificado.

A escolha dos novos nomes foi feita por meio de uma votação online que reuniu mais de 500 mil eleitores em 182 países, afirma a organização.

Para tentar incluir um nome no pleito, era necessário seguir algumas regrinhas. As sugestões não poderiam ser ofensivas, deveriam ter até 16 caracteres, serem nomes de um ser ou algum humano falecido e serem pronunciáveis em algum idioma. Essa abertura permitiu que cientistas da Espanha indicassem o nome de Cervantes e seus personagens para batizar a estrela “mu Arae” e os quatro planetas que orbitam à sua volta (Quixote, Dulcinéia, Rocinante e Sancho).  E o escritor não foi o único a ser homenageado.

Estrela 55 Cancri (Copérnico)

Continua após a publicidade

Estrela: 55 Cancri
Novo nome: Copérnico
Exoplanetas:  55 Cancri b / 55 Cancri c / 55 Cancri d / 55 Cancri e / 55 Cancri f
Novos nomes: Galileu / Brahe / Lipperhey / Janssen / Harriot
Por quê? Sugerido por astrônomos holandeses, os nomes são em homenagem aos importantes astrônomos Nicolau Copérnico (1473 – 1543), Galileu Galilei (1564 – 1642), Tycho Brahe (1546 – 1601), Pierre Janssen (1824 – 1907), Thomas Harriot (1560 – 1621) e um dos princies idealizadores do telescópio, o alemão Lipperhey.

Estrela PSR 1257 +12 (Lich)

Exoplanetas: PSR 1257+12 b / PSR 1257+12 c / PSR 1257+12 d
Novos nomes: Draugr / Poltergeist / Phobetor
Por quê? Os astrônomos da Itália acertaram a mão nessa escolha. O sistema da estrela PSR 1257 +12 , ou Lich, já foi chamado pela NASA de “cemitério espacial”. Esse exossistema já foi funcional e tranquilo um dia, mas uma supernova devastou a atmosfera dos exoplanetas, criou uma nuvem de radiação letal e transformou Lich em um “sol extinto” – também chamado na astronomia de “pulsar”. Todos os nomes sugeridos pelos cientistas italianos se referem a seres sobrenaturais macabros. PSR 1257+12 c, por exemplo, ficou com o nome de Poltergeist – sim, tipo o fantasma. 

Estrela 18 Delphini (Musica)

Exoplaneta: Delphini b
Novo nome: Arion
Por quê? Arion é o nome de um poeta grego antigo que escreveu uma singela história sobre ser resgatado por golfinhos. Não deu outra: como Delphini b é localizado na constelação de Golfinho, astrônomos do Japão julgaram Arion ser uma alcunha apropriada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.