PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estudo mostrará como comerciais alteram o subconsciente

Por
Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 6 abr 2016, 20h45

Está ficando para trás o tempo em que uma marca sabia como funcionava um comercial “na mente” de um consumidor apenas analisando sua intenção de compra ou a percepção subjetiva sobre “os valores da marca”.

Em um futuro bem próximo, as marcas saberão como determinado comercial afetou seu coração e sua mente. Em um nível tão profundo e subconsciente, biológico, que elas saberão muito mais que você próprio.

LEIA: 9 comportamentos estranhos que a ciência pode explicar

Em uma parceria de três anos, a Time Warner e a Nielsen vão estudar como vídeos, em específico os vídeos curtos e os vídeos de realidade virtual, impactam o cérebro e o corpo humano.

A área de Consumer Neuroscience da Nielsen dispõe de várias tecnologias para estudar a reação do corpo aos estímulos visuais.

Continua após a publicidade

Por exemplo, aparelhos que analisam o movimento dos olhos, os batimentos cardíacos, as áreas cerebrais ativadas.

LEIA: Como funciona o marketing de propaganda invisível

Ainda há como analisar a voz, a condutividade da pele e os movimentos dos músculos da face.

Continua após a publicidade

Entre os testes, há o EEG (eletroencefalograma), que analisa as respostas elétricas no cérebro, e o fMRI, que consiste na ressonância magnética funcional para analisar o fluxo sanguíneo em resposta às atividades neurais.

À revista AdWeek, a diretora global de marketing da Time Warner, Kristen O’Hara, disse que a maioria dos testes serão feitos no Medialab da empresa.

Desde 2012, ambas trabalham em parceria para promover testes de comportamento diante de produtos, marcas e conteúdos.

Continua após a publicidade

Há cerca de uma década, o neuromarketing já é uma realidade no mercado, com empresas estudando o comportamento do consumidor.

Agora, o foco é desvendar a resposta cerebral específica para vídeos comerciais e programados.

LEIA TAMBÉM:
O poder da mente vazia
Como a mente pode, sozinha, curar doenças?

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.