Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Homero , e o poeta tinha razão

A datação bate direitinho com a época descrita por Homero. E os pedaços encontrados são todos das partes traseiras dos touros, aquelas que eram oferecidas aos deuses. Parece que o poeta tinha razão.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 31 ago 2002, 22h00

Leandro Sarmatz

Homero era um poeta, não um historiador. O bardo grego, que teria vivido no século VIII a.C., é tido como o pai da literatura ocidental graças às suas duas obras-primas – a Ilíada e a Odisséia –, que contam a história da Guerra de Tróia, ocorrida cinco séculos antes. Mas historiadores e arqueólogos têm arrepios quando as pessoas tentam levar suas histórias ao pé da letra. Aquilo é ficção, não é história. Um dos principais argumentos dos arqueólogos é a freqüente referência a sacrifícios de animais nas duas obras famosas. A cada batalha, a cada fuga bem-sucedida, os heróis dos livros matavam touros negros, comiam sua parte da frente e ofereciam aos deuses as pernas de trás, jogando-as numa fogueira. Ora, sacrifícios não existiam na Grécia antes do século VIII a.C., quando a prática foi trazida do Oriente Médio. Obviamente é um erro histórico de Homero.

Será? A arqueóloga Sharon Stocker, da Universidade de Cincinnati, Estados Unidos, encontrou potes de barro em cacos misturados a pedaços carbonizados de touros. A datação bate direitinho com a época descrita por Homero. E os pedaços encontrados são todos das partes traseiras dos touros, aquelas que eram oferecidas aos deuses. Parece que o poeta tinha razão.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.