GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Humanos e gado são 96% de todos os mamíferos da Terra

Mesmo assim, não somos nada em comparação ao mundo microscópico: os vírus da Terra, somados, pesam 3,3 vezes mais que a população humana. As bactérias, 1100 vezes mais.

O Homo sapiens ocupa espaço. Muito espaço: 96% dos mamíferos da face da Terra são seres humanos e gado (vacas, porcos etc.) usado para produzir carne e laticínios. Todos os outros animais que sê vê no zoológico e no Discovery Channel – de hipopótamos a saguis – ficam espremidos nos 4% restantes.

Esse espaço, porém, é relativo. Todos os mamíferos juntos têm massa equivalente a apenas um sexto (16%) do total de artrópodes – grupo que inclui os insetos e aracnídeos, como aranhas e escorpiões. A população dos oceanos também é monumental: O total de peixes pesa 11 vezes mais que os 7,5 bilhões de seres humanos que habitam a superfície.

As conclusões são de um estudo publicado na última segunda (21) por pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel. De acordo com Ron Milo, líder da equipe, esse é o levantamento mais completo já feito sobre a proporção em que cada grupo de micróbios, animais, fungos e plantas contribui com a biomassa da Terra – isto é, o peso somado de todas as coisas vivas.

Nenhum grupo chega aos pés das plantas: o conjunto dos vegetais terráqueos pesa 225 vezes mais que todos os bichos somados (82% de toda a vida na Terra). Já o segundo maior grupo, o das bactérias, acumula 35 vezes mais massa que o dos animais (13% de toda a vida na Terra). O dado mais impressionante, porém, é o dos vírus: se você colocasse cada uma dessas criaturinhas em uma balança, eles pesariam 3,3 vezes mais que a população humana.

Ao mesmo tempo que o estudo enfatiza a insignificância do ser humano em relação ao mar de verde em que estamos mergulhados, ele enfatiza o impacto que a nossa espécie teve sobre a biodiversidade. 70% dos pássaros do mundo são galinhas e outras espécies domésticas criadas em escala industrial. 83% da massa de mamíferos selvagens foi eliminada desde a origem da civilização.

“Nosso impacto desproporcional sobre a Terra é impressionante”, afirmou Milo ao The Guardian. “Quando eu brinco de jogo da memória com minhas filhas, geralmente há um elefante, e do lado uma girafa, e do lado um rinoceronte. Mas se eu quisesse dar a elas uma noção realista do que é o mundo, seria uma vaca, e aí uma vaca, e aí uma vaca e depois uma galinha.”

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jamil Jackson

    Tinha certeza que era tudo a mesma coisa, os humanos se assemelham muito ao gado, menos na parte de matar o próximo pra satisfazer o ego, de resto é só fazer muuu e seguir a massa ^^

    Curtir

  2. Mas tem uns humanos que malham pra pegar mulher, gado demais kkkkkkk

    Curtir