Qual o animal mais venenoso do mundo?

O maior assassino da Terra mora no Pacífico

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 dez 2017, 17h06 - Publicado em 30 set 1999, 22h00

Não é cobra, nem aranha nem escorpião. O animal capaz de matar mais rápido sua vítima por envenenamento é uma espécie de medusa que bóia nas águas do Oceano Pacífico. Conhecida como vespa-do-mar (Chironex fleckeri), suas toxinas podem matar em apenas 5 minutos. Nenhuma cobra consegue isso. Alguém picado pela serpente mais venenosa do mundo, a taipan, não morre antes de 10 minutos.

A medusa geralmente usa o seu poder químico para capturar as presas, e azar do homem se for confundido com uma delas. Ao encostar na pele de outro animal, a vespa-do-mar libera cápsulas minúsculas – menores que uma célula – que penetram na pele levando as toxinas. “Elas caem na corrente sanguínea e chegam em poucos minutos ao coração e aos pulmões, paralisando os batimentos e a respiração”, explica o biólogo José Carlos de Freitas, da Universidade de São Paulo.

Já existem antídotos para o veneno, mas o atendimento tem que ser muito rápido. Por isso, nas praias de países onde ela sempre dá as caras, como na Austrália, há postos de atendimento logo na beira da areia. No Brasil há grupos de medusa, como as do gênero Tamoya, que são parentes distantes da matadora do Pacífico. Porém, bem menos perigosas. O contato provoca queimaduras, mas dificilmente levaria à morte.