Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Múmia de mamute bebê é encontrada em condições quase perfeitas

O filhote foi encontrado por mineradores no Canadá. Até as unhas, couro, tromba e intestinos estavam intactos.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 30 jun 2022, 17h11 - Publicado em 30 jun 2022, 17h01

Um filhote mumificado de mamute-lanoso foi encontrado parcialmente completo no território de Yukon, no Canadá. O animal foi chamado de Nun cho ga, que significa “animal bebê grande” na língua Hän – falada pelo povo Trʼondëk Hwëchʼin, que vive na região em que foi encontrado.

Nun cho ga morreu e foi congelada no permafrost, um tipo de solo de terra e gelo, durante a era glacial. Essa fêmea da espécie Mammuthus primigenius foi achada por um minerador durante o expediente. Ao perceber algo errado na escavação, ele chamou seu supervisor, que notificou o Dr. Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon.

Yukon é um território renomado em fósseis da era glacial; mesmo assim, achados tão bem preservados quanto Nun cho ga ainda são raridade.

“Como um paleontólogo da era glacial, um dos meus sonhos era ficar cara a cara com um mamute-lanoso de verdade. Esse sonho se realizou hoje”, afirma Zazula. O mamute mumificado é o mais completo já encontrado no continente e representa a “descoberta mais importante para a paleontologia da América do Norte”.

O estado de preservação do mamute surpreendeu os cientistas. Em sua página do Twitter, Dan Shugar, professor da Universidade de Calgary e parte do time que escavou o animal, conta que a descoberta foi a “coisa científica mais empolgante” de que ele já tinha participado. As unhas, couro, pelos, tromba e até intestinos estavam intactos – identificaram, inclusive, a porção de grama de sua última refeição.

Continua após a publicidade

Os achados de Nun cho ga revelam uma visão extremamente detalhada do passado em que os mamutes-lanosos percorriam a região. O povo Trʼondëk Hwëchʼin e o governo de Yukon trabalharão juntos para “respeitosamente preservar e aprender mais sobre Nun cho ga” a fim de, futuramente, compartilhar as informações e histórias com os habitantes da região e a comunidade científica.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.