Não é difícil observar um formigueiro durante algum tempo, achar uma rainha (ela é sempre maior que suas servas) e seqüestrá-la para fundar uma colônia de formigas em casa. Se você mexer no formigueiro com um graveto, a rainha tende a sair e o bando foge carregando ovos e larvas. Capture-os junto com a soberana e algumas formigas. Tente não misturar moradores de outros formigueiros. Guarde os insetos em saco plástico bem fechado, enquanto prepara o criatório .
1. Primeiro, coloque um vidro de 10 cm de diâmetro dentro de outro, com 20 cm de diâmetro, e derrame terra entre os dois.
2. Agora, tampe o vidro menor e mantenha uma esponja sempre úmida sobre ele. Solte as formigas no novo hábitat e cubra-o com um tecido arejado, como um pano de prato ou uma meia de náilon. Use elástico ou fita crepe para prendê-lo.
3. Ponha o seu “formigueiro” em lugar fresco e de pouca luz, envolto em papel preto (só o tire para observar a colônia). Descubra do que seus hóspedes gostam: mel, frutas, folhas, insetos mortos. Comida demais é mortal: 50 formigas sobrevivem com apenas uma gota de mel por semana.