Óvulos atraem certos espermatozoides mais do que outros
A busca pelo par ideal não acaba no match. Ao contrário: continua até a fecundação.
O fluido folicular, líquido rico em nutrientes que envolve o óvulo, tem influência direta na fecundação. Isso porque os espermatozoides de alguns homens podem ser mais atraídos pelo tal líquido que de outros.
Foi o que pesquisadores ingleses perceberam após analisar fluido e esperma de 16 casais em tratamento de fertilidade. Nos testes, o líquido folicular das mulheres era exposto quatro vezes, duas ao esperma do parceiro e duas ao de outro participante.
Depois disso, cientistas contavam o número de espermatozoides que ficavam acumulados no fluido. A quantidade de esperma atraído em cada situação variou em até 18%, como descrevem os resultados do estudo, publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B.
Os resultados do estudo foram aleatórios: ao contrário do que os cientistas suspeitavam, o fato de um certo espermatozoide pertencer à cara-metade da dona do óvulo não tornava sua vida mais fácil.
De acordo com os pesquisadores que assinam a descoberta, é a primeira vez que um comportamento do tipo é encontrado em humanos.
Moral da história? Óvulos tendem a atrair com mais afinco espermatozoides que julgam mais compatíveis, seja qual for a sua procedência. A seleção natural, afinal, nunca foi romântica.