Por que caem tantos bichinhos no seu copo de cerveja?

Se você estiver tomando uma perto de árvores antigas, certamente terá besouros de ambrosia rondando sua bebida

13 abr 2018, 17h59

Aí você tá lá, sexta-feira, bebendo tranquilo no bar e, de repente, vê que um bichinho caiu no seu copo — os menos encanados podem nem ligar, mas com certeza tem gente que vai se irritar e pedir pra trocar de copo. Mas calma, isso é natural: os insetos podem estar apenas prezando pela própria sobrevivência, e um novo estudo publicado no Proceedings of the National Academy of SciencesPANS) explica o porquê.

Na verdade, vários insetos podem importunar seu copo de cerveja por diferentes razões. Mas um caso específico e curioso é o dos ambrosia beetle (besouros de ambrosia), que fazem parte de um grupo conhecido como besouros de casca — caracterizado pela capacidade de cultivar fungos em madeira, para servir de alimento. “Muitas vezes você pode encontrar esses besouros de dois milímetros em copos de cerveja, desde que o lugar [os arredores de onde você está] seja cercada por árvores antigas”, disse Peter Biedermann, da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, um dos pesquisadores envolvidos.

Essas árvores antigas são importantes: os estudiosos sabiam que árvores que produzem etanol quando enfraquecidas são justamente os lugares preferidos dos besouros de ambrosia — é onde se encontra grandes colônias desse inseto. Mas, até agora, ainda não se sabia a razão dessa preferência, e o estudo — que incluiu também cientistas da Universidade Técnica de Munich, na Alemanha, e da Universidade do Estado Ohio, nos EUA — descobriu: a atividade de enzimas que degradam o álcool é vantajosa para o desenvolvimento dos fungos, que ficam com uma biomassa maior quando criados em madeira que contenha essa substancia. E detalhe, o álcool é tóxico para outros microrganismos predadores. Ou seja: proteção e alimentação, o lugar perfeito. Os besouros de ambrosia e suas larvas se alimentam dos fungos cultivados a uma concentração de álcool de cerca de 2%.

Para os bichinhos, mais fungos significa mais comida, e mais comida significa mais descendentes. Por isso eles continuarão, sem querer, a invadir seu copo de cerveja.