Pragas com os dias contados
Para um pais onde ele virou praga, a noticia chega em boa hora. A Ciba-Geigy, multinacional de produtos químicos e farmacêuticos, está pesquisando a aplicação de um inseticida lançado no mercado há dois anos, para exterminar escorpiões.
É o Diacap, que está sendo testado com apoio de uma equipe multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu Até agora, ele se mostrou eficaz, matando o bicho em pouco tempo conta Pelágio Guimarães Alves Filho, veterinário da empresa.
Apesar de trazer 30% de diazinon em sua formula-um pesticida organofosforado poluente tóxico o novo produto não deverá prejudicar o meio ambiente. Embalado em cápsulas plásticas microscópicas que aderem ao escorpião, ele não fica no ar e tem menor quantidade de substancias nocivas, pois usa água como agente de pulverização.
Em análises de laboratório nas universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (UFMG e UFRJ), o Diacap mostrou que pode eliminar o escorpião-amarelo, o mesmo que há dois anos infesta a região do Vale do Paraíba. Agora com apoio da Unesp, ele está em fase final de teste de campo, na cidade paulistana de Aparecida, uma das mais atingidas pela Praga.
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Observatório Vera Rubin identifica asteroide gigante com rotação recorde para seu tamanho
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes no Brasil
Como funciona o jogo do bicho?
Um aglomerado de galáxias do começo do universo pode virar nossos modelos cosmológicos do avesso







