Quais objetos da Terra foram levados para Plutão?
Moedas, selos e até restos mortais: veja o que a sonda New Horizons levou para dar um passeio pelo Universo.
Em 14 de julho de 2015, a sonda New Horizons finalmente alcançou Plutão. Durante toda a longa jornada, ela carregou alguns objetos curiosos. Um deles é um selo de 1991 emitido pelos Estados Unidos. Em seu desenho está a frase: “Plutão: Ainda não explorado”. Além dele, também estão lá:
1. Os restos mortais de um cientista: Clyde Tombaugh descobriu Plutão em 1930. Ele morreu em 1997, antes da NASA anunciar a missão. Tombaugh foi cremado e uma pequena urna com suas cinzas foi colocada na sonda.
2. Duas moedas dos EUA: O dólar está em alta! A sonda leva uma moeda do estado de Maryland, onde ela foi construída, e da Flórida, onde foi lançada.
3. Dois CD-ROMs: Se alienígenas quiserem devolver as moedas para alguém, eles têm uma lista com 434 mil pessoas. Elas se inscreveram na ação “Envie Seu Nome Para Plutão”, que gravou os nomes dos inscritos em um CD-ROM. No outro, estão fotos da equipe responsável pelo projeto da New Horizons.
4. O pedaço de outra nave: Ele pertenceu à SpaceShipOne, que realizou o primeiro voo espacial privado, em 2004.
Vale lembrar que a sonda não deixou os objetos em Plutão. Na verdade, a New Horizons passou a 12.500 quilômetros da superfície do planeta anão.
O cientista-chefe da missão, Alan Stern, revelou a lista de objetos em 2008. Ele explicou que o selo foi escolhido por ser uma espécie de desafio e incentivo devido à inscrição que carrega. Ele, então, pediu ao Serviço Postal que um novo modelo fosse lançado para quando o dia do lançamento chegasse.
Selo enviado para Plutão foi emitido em 1991 / USPS