Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Somos 99% chimpanzés

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 5 abr 2012, 22h00

Textos Reinaldo José Lopes

Isso mesmo, caro leitor: você é 99% chimpanzé. Pelo menos foi isso que revelaram os trabalhos de sequenciamento de DNA feitos nas últimas décadas. Já faz um tempo que os cientistas têm um mapa completo dos dois genomas – o humano e o dos nossos parentes chimpanzés. Comparando-os, descobriram que eles são 99% iguais.

O interessante é que as semelhanças aparecem com a mesma frequência em regiões do genoma que, ao que tudo indica, não têm nenhuma função. Isso é um sinal de que os chimpanzés realmente são nossos parentes mais próximos na árvore genealógica dos hominídeos. Esse único ponto percentual de diferença, porém, é suficiente para explicar todas as diferenças profundas – algumas delas abissais – entre as duas espécies. Isso acontece porque a troca de apenas uma “letra” química de DNA já altera drasticamente a produção das proteínas cuja receita está gravada no genoma. É por isso que só 30% das proteínas humanas são idênticas às dos chimpanzés, embora as demais, na média, sejam apenas ligeiramente diferentes das dos macacos.