Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo
Continua após publicidade

Quem odeia cheiros corporais tende a ser de direita, diz estudo

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 set 2024, 15h40 - Publicado em 6 mar 2018, 14h54

Se o cheiro de urina, suor e outros odores corporais faz você querer vomitar, provavelmente as medidas políticas associadas à direita te agradam mais. É o que aponta uma pesquisa da Universidade de Estocolmo e do Colégio Sueco de Estudos Avançados. Segundo o estudo sueco, o sentimento de nojo pode estar ligado a uma discriminação social, ligado ao sentimento primitivo de evitar a transmissão de doenças de desconhecidos ou ambientes inexplorados.

“Nós acreditamos que atitudes autoritárias podem, pelo menos em parte, estar ligadas à biologia”, afirmou Jonas Olofsson, coautor do estudo. Olofsson e sua equipe partiram de pesquisas prévias em que pessoas que se identificavam como conservadoras sentiam uma aversão maior a imagens consideradas revoltantes. Daí, eles questionaram se a resposta de indivíduos em cenários específicos, como o cheiro, tinha uma associação semelhante.

“Achamos que o olfato pode estar na raiz do sistema de detecção de patógenos, então a repulsa a odores corporais pode ser a forma mais primitiva e básica de detectar esses patógenos”, disse. Os participantes do estudo responderam questionários de diversos assuntos, incluindo seu nível de liberalismo social, fiscal e moral e o grau de nojo em certas situações como “sentar ao lado de alguém que tem manchas vermelhas no braço” ou “você está ao lado de um amigo e percebe que seus pés têm um cheiro forte”.

As pessoas também indicaram o quanto concordavam com 15 afirmações ligadas ao autoritarismo de direita tal qual “nosso país precisa de um líder poderoso para destruir as correntes radicais e imorais que prevalecem na sociedade hoje”. Contudo, apesar da ligação encontrada, Olofsson alerta que os sentimentos de repulsa não são imutáveis. “Apesar de o nojo ser uma emoção primitiva que está enraizada na nossa sobrevivência biológica, ele ainda pode ser alterado”, afirmou.

Continua após a publicidade

Com The Guardian

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.