12 dias de críquete: as partidas esportivas mais longas da história
Começou no Neolítico: o jogo campeão do ranking, entre Inglaterra e África do Sul, durou mais de 40 horas, e terminou em um empate de cavaleiros.
Selecionamos as disputas mais duradouras da história de esportes que não têm (ou não tinham) limite de tempo – e costumam render muito jogo. Sem mais delongas, a lista:
1. Críquete
Inglaterra vs. África do Sul (1939)
43 h ao longo de 12 dias
Essa partida foi tão longa que pôs fim às partidas de críquete sem tempo pré-determinado (hoje, a duração máxima de um jogo são cinco dias, com oito horas de jogo por dia).
Ela aconteceu na cidade sul-africana de Durban em 1939, e sequer chegou a terminar: a seleção inglesa precisou largar o jogo no meio, empatado, para não perder o barco de volta para casa.
Leia mais sobre o críquete nesta matéria da edição de fevereiro de 2024 da Super – que comemora a entrada do esporte para os Jogos Olímpicos a partir de 2028.
2. Xadrez
Goran Arsovic vs. Predrag Nikolic (1989)
20 h e 15 min, sem interrupção
A partida de xadrez mais longa da história teve 269 movimentos e terminou em empate. Você pode vê-la aqui. Esse enrosco todo se deve a uma situação de fim de jogo dificilima de se calcular, em que um dos oponentes tem uma torre e um bispo, e o outro tem apenas uma torre (fora o rei e os peões remanescentes, é claro).
A regra da época permitia que rolassem até cem movimentos sem nenhuma captura ou movimento de peão em algumas situações específicas de fim de jogo – e essa era uma delas. Hoje, não existe mais essa mamata: o máximo, em qualquer situação, são cinquenta movimentos sem comilança de peças.
3. Sinuca inglesa (snooker)
Dennis Taylor vs. Steve Davis (1985)
14 h e 50 min
A final do Campeonato Mundial de Sinuca de 1985 aconteceu ao longo de um final de semana e não bateu apenas recordes de duração. Os momentos finais foram assistidos por 18,5 milhões de telespectadores via BBC – a maior audiência da história da emissora pública britânica para uma transmissão na madrugada.
O norte-irlandês Dennis Taylor, que venceu o duelo, foi recebido em sua cidade natal com um desfile em carro aberto, acompanhado por 10 mil pessoas. E existe até um documentário sobre o jogo, em que os oponentes analisam os momentos finais, lance a lance.
4. Tênis
John Isner vs. Nicolas Mahut (2010)
11 h e 5 min durante 3 dias
A partida que rolou na primeira rodada do Torneio de Wimbledon é a única representante do século 21 a aparecer na lista. Foram 138 games, 113 aces por um dos jogadores (Isner) e 216 aces ao todo: o maior número da história nas três estatísticas. A quadra de número 18 do complexo onde se realiza o torneio tem uma placa reconhecendo o feito.
5. Beisebol
Pawtucket Red Sox vs. Rochester Red Wings (1981)
8 horas e 25 minutos durante 3 dias
Quando o jogo começou, em 18 de abril, havia 1.740 pessoas assistindo. Quando ele foi interrompido, já no dia 19 de abril, haviam sobrado 20 espectadores (todos ganharam entradas vitalícias para o estádio). Os jogadores fizeram uma breve pausa para dormir.
Mas veja bem: a interrupção não foi o fim do jogo. Era necessário completar mais um ciclo – os chamados innings – para terminá-lo de fato. Esse round final foi marcado para o dia 23 de julho, e o Partucket ganhou. 5.746 pessoas compraram ingressos para o duelo final. Casa cheia (o estádio era pequeno e a notícia se espalhou).