Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Animais também sonham?

Pesquisadores têm investigado se a atividade no cérebro de outras espécies se parece com a do nosso quando adormecemos – e já identificaram uma série de coincidências.

Por Luisa Costa
Atualizado em 6 set 2024, 10h25 - Publicado em 14 jul 2022, 15h11

Animais não podem descrever o que se passou em suas mentes depois que acordam, claro, mas todas as evidências registradas pela ciência indicam que sim. 

Pesquisadores têm investigado se a atividade no cérebro de outras espécies se parece com a do nosso quando adormecemos, e se o comportamento físico também tem semelhanças. Assim, já identificaram uma série de coincidências.

O sono não-REM (sem sonho) é um dormir mais primitivo, quando respiração e batimentos cardíacos ficam mais leves, e os músculos relaxam. Ele é compartilhado por basicamente todos os animais – foi identificado até em moscas. Mas é no sono REM (rapid eye movement, “movimento rápido dos olhos”, em português) que vem o sonho: quando pegamos nossas experiências de vida e as remodelamos num filme surreal dentro das nossas mentes. 

Características fisiológicas e comportamentais desse sono já foram observadas em muitos mamíferos – cães, felinos, roedores – e até em pássaros. 

Além do tal movimento dos olhos, os bichos têm maior atividade cerebral nessa fase REM, se mexem bastante, têm variações nas atividades respiratória e cardiovascular, e podem manifestar estados de excitação. Igualzinho a gente quando sonha.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Pergunta de Giovanna Zanardi, via email.

Fontes: Matthew Wilson, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em entrevista ao Gizmodo; David Peña-Guzmán, autor de “When Animals Dream: The Hidden World of Animal Consciousness”, em entrevista à Vice.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.