Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

De onde vem o hábito de jogar tomates no palco após apresentações ruins?

No teatro, especificamente, a prática data do século 19. Mas arremessar comida para demonstrar insatisfação em outras situações é um hábito antigo.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jul 2020, 12h08 - Publicado em 24 abr 2019, 19h32

Atirar comida (muitas vezes, podre) para demonstrar insatisfação é uma tradição mais antiga que o cultivo de tomates na Europa – que só começou quando o fruto chegou às mãos dos colonizadores da América Latina, de onde é nativo. 

A primeira ocorrência conhecida é de 63 d.C., quando Vespasiano – então governador romano no norte da África – foi bombardeado com nabos em estado de conservação… insatisfatório. A ironia é que o povo protestava contra a escassez de alimento.

Na Idade Média, era costume atingir criminosos com ovos podres, frutas e verduras. Os alimentos eram uma arma acessível. 

No início do século 19, na Itália e em outros lugares da Europa, era comum expressar aprovação de uma montagem teatral jogando agrados nos artistas – como poemas de amor ou flores. O lançamento de tomates como forma de protesto tem seu primeiro registro mais ou menos aí: em 1838, o poeta Giuseppe Belli afirmou no final de um poema: “Deus nos salve dos tomates!”

A consagração rolou nos EUA: em 1883, um artigo do New York Times dá conta de que o ator John Ritchie foi atingido por uma enxurrada de tomates e ovos podres por um público desgostoso em Nova York. A manchete dizia: “Um ator desmoralizado por tomates”. Assim, eles se tornaram queridinhos dos espectadores mal servidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.