Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Existe teste para definir paternidade entre irmãos gêmeos?

Pergunta de Jéssica Nunes, Sapiranga, RS

Por Oráculo Atualizado em 21 Maio 2018, 13h01 - Publicado em 10 nov 2015, 17h25

Desoxirribonucleico Oráculo, imagine: uma mulher faz sexo com um homem pela manhã. À tarde ela transa com o irmão, gêmeo univitelino, do homem que ela encontrou de manhã. Ela engravida neste dia. Algum teste pode definir paternidade entre irmãos gêmeos?
Jéssica Nunes, Sapiranga, RS

Só analisando o DNA completo do bebê e dos candidatos a papai. Isso porque o código genético de irmãos univitelinos é igual, e os testes de paternidade convencionais analisam somente algumas sequências do genoma.

Assim, não se observaria diferença entre os dois e o resultado daria compatível com a paternidade tanto de um quanto do outro. Só a análise de todos os 3 bilhões de letras do DNA permitiria encontrar alguma mutação que tenha acontecido apenas com um dos irmãos.

Mas tem um detalhe importante: a mutação teria que ser herdada pelo bebê para diferenciá-lo do gêmeo que ficou para titio. Ou seja, depois de tudo isso, ainda existe o risco de não se encontrar a resposta.

Para piorar a situação, o sequenciamento completo dos três genomas custa R$ 60 mil.

Fontes: Regina Célia Mingroni Netto, bióloga da USP e David Schlesinger, do laboratório de análise genômica Mendelics.

Post anterior: Existe retrato falado na China, no Japão e nas Coreias?

Existe teste para definir paternidade entre irmãos gêmeos?
Pergunta de Jéssica Nunes, Sapiranga, RS