O que é sanpaku?
Em japonês antigo, sanpaku significa “três brancos” - e se refere a uma característica visível nos olhos. Famosos como Marilyn Monroe e John Kennedy tinham olhos sanpaku - que, para a medicina tradicional japonesa, são um sinal de desequilíbrio.
Ilustração: Willian Santiago
Em japonês antigo, sanpaku significa “três brancos”. Também descreve alguém em desequilíbrio físico, psicológico ou mental para a medicina tradicional japonesa.
O principal indício está na vista. Nas pessoas sanpaku, é possível ver três partes brancas ao redor da íris: duas faixas nas laterais, (o que é normal e acontece em todas as pessoas), e também uma a mais, na parte inferior do globo ocular. Os olhos dos sanpaku têm um formato ligeiramente diferente, só isso.
Mas, segundo a superstição japonesa, a vida do sanpaku está ameaçada por um trágico fim – o que aconteceu com sanpakus famosos como Marilyn Monroe, John F. Kennedy e John Lennon, que até menciona essa condição na sua música Aisumasen.
O japonês George Ohsawa, autor que popularizou a macrobiótica e a expressão sanpaku no Ocidente, recomendava uma dieta rica em cereais integrais, legumes e frutas secas para atenuar os efeitos. A medicina ocidental, no entanto, não reconhece nada disso.
Fontes Denis Rafael Rathmann, da Associação Macrobiótica de Porto Alegre, livro You Are All Sanpaku, de George Ohsawa e Flávio Antônio Romani, professor de oftalmologia da PUCRS.