Por que colas como Super Bonder não colam dentro do recipiente?
Porque dentro do recipiente não há umidade – justamente o estímulo que o princípio ativo da Super Bonder precisa para endurecê-la.
Porque dentro do recipiente não há umidade – justamente o estímulo que o princípio ativo da Super Bonder precisa para endurecê-la.
A cola é feita de compostos chamados cianoacrilatos, que secam instantaneamente (quer dizer, leva uns 10 segundos) em contato com as moléculas de H2O que estão no ar – as informações são de Victoria Bastian, gerente de marketing da marca.
“Secar”, claro, é só um jeito muito simplificado de dizer o que acontece.
Na química orgânica, uma molécula pode ter um conjuntinho de átomos pendurado nela que faz com que ela aja de uma determinada forma. Por exemplo: todas as moléculas que são chamadas de álcool contém uma hidroxila (isto é, uma duplinha de oxigênio e hidrogênio) ligada a um carbono.
Existe um grupo de moléculas chamadas acrilos, que tem um anexo bem mais complicadinho. É de acrilos que a cola é feita. Os masoquistas que gostam de química podem ver o dito-cujo aqui.
Quando você joga água nos acrilos, que atendem por siglas como MCA ou o ECA, eles grudam um no outro mais rápido do que o Cascão gruda na toalha. Formam cadeias, chamadas polímeros. E quando eles grudam, as coisas que você está colando também grudam uma na outra. Bingo.
Diz o Guinness Book, o livro dos recordes, que após a secagem, uma grua ergueu um caminhão de 8 toneladas com apenas nove gotas de Super Bonder. “Por isso, aconselhamos a fechar a embalagem de forma apropriada e a não deixá-la aberta por muito tempo”, diz Victoria. Seu tubinho pode virar um colossal polímero.
Pergunta de Ileana Simone de Oliveira Moura, Floriano, PI
Com apuração de Agência Fronteira.