GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A feijoada não é invenção brasileira

Todo mundo acha que os inventores foram os escravos. Mas o prato já era apreciado na Europa desde os tempos do Império Romano

Diz a lenda que a feijoada é uma invenção 100% brasileira. Ela teria surgido nas senzalas, por obra dos escravos, que tiveram a ideia de cozinhar feijão preto com as carnes desprezadas pelas casas senhoriais. A verdade, contudo, é que ninguém sabe quem inventou o prato. E que sua origem provavelmente está bem longe daqui, lá do outro lado do Atlântico.

Essa, ao menos, é a teoria sustentada pelo jornalista Leandro Narloch, autor do livro Guia Politicamente Incorreto de História do Brasil (Leya Brasil, 2009). Segundo Narloch, a feijoada seria um prato oriundo da Europa. “Nem índios nem negros tinham o costume de misturar feijão com carnes”, escreve o jornalista. “A técnica é mais antiga: vem do Império Romano”. A pesquisa histórica levada a cabo pelo autor indica que os romanos costumavam cozinhar carne com legumes, entre eles o feijão branco. Essa seria a origem de pratos como o cassoulet francês – um ensopado de feijão branco com linguiça de porco e carne de pato. Na região das Astúrias, norte da Espanha, também há uma iguaria desse tipo: a tradicional fabada, que mistura feijão branco com carnes pouco nobres como orelha e rabo de porco.

O que pode ter sido inventado no Brasil, portanto, não é a feijoada, mas a feijoada de feijão preto – trazido da África nos mesmos navios que transportavam os escravos. A primeira menção ao prato data de 1833. No cardápio do elegante Hôtel Théatre, de Recife, ele aparecia com o nome de “feijoada à brasileira”.

Esse não seria o primeiro caso de prato estrangeiro que acaba virando ícone em outro país. Basta lembrar, por exemplo, que a pizza não nasceu na Itália. “Ela tem origem no Oriente Médio”, diz o chef de cozinha e historiador Pépe Laytano. “Nem por isso deixou de virar um símbolo italiano”. Para Laytano, cada receita é única, ainda que seja basicamente a mesma em diferentes lugares do mundo. “Todo prato é uma mistura de influências. Com a feijoada não seria diferente”.

 

COZIDÃO ÁRABE

Um dos pratos mais tradicionais do Oriente Médio é o fassulha, um ensopado de feijão branco com carne de carneiro. Levando-se em conta que a culinária de lá está entre as mais antigas do mundo, será que a feijoada na verdade é de origem árabe?

 

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.