GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como ter uma noite de sono perfeita

O segredo é controlar a temperatura e a luminosidade do ambiente, além de escolher a melhor posição na cama

 (Estúdio Pingado/Superinteressante)

1. Apagão total

Se dormir no breu for um problema, use uma lâmpada azul. A cor mantém o quarto escuro o suficiente para estimular o cérebro a produzir melatonina, hormônio indutor do sono. Além disso, deixe o celular no modo silencioso e com a tela desligada.

2. Deite de lado

A posição mantém a coluna alinhada, com cabeça e pés no nível do coração, estabilizando a pressão arterial. Uma almofada entre os joelhos os deixa menos estendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas. O travesseiro ideal tem a altura do ombro, para o pescoço não ficar rijo, evitando torcicolos. Roupas justas demais prejudicam o sono. As peças devem ser folgadas e leves.

3. Sem gulodices

Nada de janta condimentada e gordurosa, para não causar má digestão e pesadelos. Nem de alimentos que despertem, como chocolate e café. Para evitar ir ao banheiro, não beba muito líquido antes de dormir.

4. Desacelere

Exercícios só devem ser praticadas até quatro horas antes do horário de repouso para a adrenalina não atrapalhar o sono.

5. Cada um na sua

Não durma com seu pet: 30% das pessoas que fazem isso acordam ao menos uma vez à noite. Eles trazem poeira, pólen e pelos, que podem prejudicar a respiração e provocar ronco.

6. Refresque-se

A temperatura ideal varia entre 20 e 22 °C. Se o problema for só pegar no sono, ligue o ar-condicionado para resfriar o quarto e desligue ao deitar. Se for usar ventilador, deixe-o no chão e direcionado para cima, só para desabafar o ambiente.