Por que o motor 16 válvulas é mais potente que o convencional?
Para que um carro possa andar, ele precisa da energia gerada pela combustão ¿ a reação do oxigênio do ar com a gasolina, o álcool ou outra substância.
Cida Capo de Rosa
Porque um número maior de válvulas aumenta a eficiência na queima do combustível. Para que um carro possa andar, ele precisa da energia gerada pela combustão – a reação do oxigênio do ar com a gasolina, o álcool ou outra substância. A “respiração” do motor é determinada pelas válvulas: metade delas controla a entrada de ar e combustível, e a outra metade regula o escape dos gases resultantes da combustão. “Quanto mais ar e combustível no interior do motor, mais intensa é a explosão e mais é energia é liberada. Resultado: mais potência”, afirma José Roberto Augusto de Campos, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, São Paulo. A maioria dos automóveis de passeio é equipada com motores de oito válvulas – quatro de entrada e quatro de saída.
Quando esse número aumenta, o carro pode andar mais. Dobrar o número de válvulas, entretanto, não resulta em um motor com o dobro da potência. Um exemplo: Volkswagen Gol 1.0 com motor de de 8 válvulas tem 65 cv de potência, enquanto seu “irmão” de 16 válvulas tem 76 cv.
O Cavaleiro dos Sete Reinos: o que você precisa saber sobre o novo spin-off de Game of Thrones
Por que os pássaros não peidam?
Por que falam que a carne de porco é “remosa”?
Como melhorar seus treinos na academia
A história do Vazio de Boötes, o pedaço mais assustador do Universo







