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Qual a melhor hora para ir dormir?

A ciência pode ajudar a ter uma noite de sono mais revigorante. O segredo é entender o seu corpo

Por Ana Luísa Fernandes - Atualizado em 4 nov 2016, 18h59 - Publicado em 6 out 2015, 21h30

 

Você já deve ter ouvido que todos nós precisamos de 7 horas por sono todas as noites. É importante para a saúde e para perder peso, por exemplo. Você sabe, mas provavelmente não faz. E já que é tão difícil dormir tudo isso, surge a pergunta: existe, cientificamente, um horário para ir para cama que garanta uma noite mais reparadora.

O nosso sono tem duas fases que geralmente duram 90 minutos cada: a fase REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos). Na primeira, a atividade cerebral é intensa, enquanto na segunda, o sono é mais profundo. O médico especialista no assunto, Matt Walker, disse à revista Time que “O ciclo de 90 minutos é estável durante a noite. Mas a proporção entre o sono REM e NREM muda”.

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Os ciclos de NREM são mais frequentes nas primeiras horas da noite, e os de REM nas primeiras horas dos dia. Então pode ser que, se você for dormir muito tarde, não receba a quantidade necessária de sono restaurador, que descansa de verdade.

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Mas calma, isso não quer dizer que você deva se forçar a ir para a cama às 10h da noite mesmo estando completamente alerta. Isso só vai causar ansiedade e frustração, e, se isso acontecer, cair no sono se torna uma atividade quase impossível: “É errado ir para a cama muito cedo. Tentar dormir quando seu corpo quer ficar acordado é como nadar contra a correnteza”, comentou outro especialista, Rafael Pelayo, em entrevista ao The Wall Street Journal.

Outro fator para levar em consideração é a luz do dia: ela é essencial para regular nossas atividades, já que está ligada à produção de melatonina, que determina nossa sonolência. Quando tem luz, o cérebro produz menos melatonina e ficamos alertas. Quando não tem luz, acontece o contrário. Então pode ser que ir para a cama às 6 da manhã não seja uma boa.

Enfim, ainda é impossível cravar um horário ideal para dormir. Se você quer saber o melhor horário, o caminho é prestar atenção ao seu corpo. Especialistas concordam que o período em que você costuma ficar mais sonolento é o melhor: significa que seu organismo está pedindo uma pausa. Importante: para regular o sono, é fundamental acordar sempre no mesmo horário. Nos fins de semana dá até para sair da linha, mas nada que ultrapasse uma hora.

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Quer uma dica prática? Após identificar seu horário de sono ideal, altere seus horários aos poucos. Se você está acostumado a ir para a cama às 3h da madrugada e acordar só meio-dia, não é do dia para a noite que vai conseguir dormir meia-noite e acordar às sete. Altere 15 minutos a cada dia ou dois e tenha uma boa noite.

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