Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como são escolhidas as datas festivas?

Tornar esse dia oficial é complicado: é preciso convencer os políticos a bolar uma lei específica para cada dia festejado.

Por Lidia Neves
Atualizado em 26 out 2020, 08h41 - Publicado em 31 dez 2005, 22h00

Homenagear uma pessoa ou uma categoria profissional, lembrar um dia histórico, aumentar os lucros ou até mesmo tirar sarro de alguém: todos os motivos são válidos na hora de criar um dia festivo. E qualquer pessoa pode inventar o seu.

Já tornar esse dia oficial é mais complicado: é preciso convencer os políticos a bolar uma lei específica para cada dia festejado. O caminho mais comum é que um vereador ou deputado faça um projeto de lei, que deve ser aprovado pelo Poder Legislativo e depois sancionado pelo Poder Executivo. Datas comemorativas também podem ser criadas por imposição dos governantes. Foi de uma canetada de dom Pedro 2º, por exemplo, que nasceu o Dia do Quilo (“comemorado” no dia 25 de junho, lembra a adoção nacional do sistema métrico decimal francês, que usa as unidades de medida quilo, metro e litro). Os decretos de presidentes, governadores ou prefeitos valem para o espaço que cada um governa.

Já os dias internacionais costumam ser aprovados na Assembleia Geral da ONU pelos países membros ou por organizações reconhecidas, como a Organização Mundial da Saúde.

Conheça a história por trás de algumas datas do nosso calendário

Dia da Mentira, 1º de abril
Onde se comemora: Informalmente, em todo o mundo.
Qual a origem: A data surgiu na França, em 1564, quando o rei Carlos 9º determinou que o Ano-Novo fosse festejado em 1º de janeiro (até então, a passagem de ano acontecia em 1º de abril, junto com o começo da primavera no hemisfério norte). Quem não soube da decisão ou não gostou da mudança continuou comemorando em abril. Para ridicularizar esses conservadores, alguns engraçadinhos mandavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. A brincadeira chegou à Inglaterra 200 anos depois e, de lá, se espalhou para o mundo.

Continua após a publicidade

Dia do Orgasmo, 9 de maio
Onde se comemora: Na cidade de Esperantina, interior do Piauí.
Qual a origem: A ideia original foi de uma rede de sex shops britânica. Em 1999, os ingleses instituíram o dia 31 de julho para discutir satisfação sexual – o slogan da campanha era “atinja, não finja”. O ex-vereador Arimatéia Dantas (PT) gostou da ideia e, em 2001, propôs tornar o dia oficial. Em 2005, a data virou lei e o prefeito decidiu marcar a comemoração para 9 de maio, um dia depois da sanção. Nessa data, o município promove palestras sobre satisfação sexual, que atraem turistas e recebem cobertura da imprensa internacional.

Dia dos Namorados, 12 de junho
Onde se comemora: Informalmente, em todo o Brasil.
Qual a origem: No Brasil, a data nasceu por intenções comerciais. Como junho era um mês de vendas baixas, o publicitário João Doria, pai do prefeito paulistano, sugeriu aos donos da loja Exposição Clipper, seus clientes, que bolassem a tal comemoração para a véspera do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro. Isso foi em 1949. Logo todos os comerciantes seguiram a ideia. Nos EUA e na maioria dos países europeus, a data é comemorada em 14 de fevereiro, dia de são Valentim, santo condenado à morte por celebrar casamentos proibidos.

Dia da Pizza, 10 de julho
Onde se comemora: É oficial no estado de São Paulo, mas é comemorado informalmente em várias partes do mundo.
Qual a origem: O dia é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto 1º e a rainha Margherita provaram o prato pela primeira vez. A receita escolhida foi batizada com o nome da rainha e tem as cores da bandeira do país: vermelho (tomate), branco (mussarela) e verde (manjericão). Em 1985, o governo estadual de São Paulo aproveitou a data e promoveu um concurso para eleger as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Depois disso, o dia entrou oficialmente para o nosso calendário.

Continua após a publicidade

Para saber mais
A Origem de Datas e Festas
Marcelo Duarte, Panda Books, 2005

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.