GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões de Freud a Android

Rodrigo Rezende

FREUD

“Um sonho é tão mais profundo quanto mais louco ele parece.” Essa frase com jeitão hippie na verdade é de autoria do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Ele teve a ideia de interpretar os sonhos para ler o inconsciente de seus pacientes. E para isso consumia uma substância que turbinava a própria consciência. No caso, a…

COCAÍNA

Antes de a folhinha mastigada pelos incas em Machu Picchu se transformar no pó aspirado em banheiros de boate, a cocaína foi parar em um lugar inesperado: os laboratórios científicos. Freud era apenas um dos muitos pensadores que usavam a coca. Assim, ela virou objeto de estudo nas universidades alemãs, onde se tornou…

MEDICAMENTO

Dor de dente, flatulência, dor de cabeça, cansaço? No fim do século 19, isso era tratado com vinho, pó, cigarros, xarope e até com tabletes de coca. Mas o mecanismo de ação da droga só foi desvendado em 1898, por Richard Willstätter. Ganhador do Nobel de Química, ele estudou na Universidade de Berlim com outro gênio…

VON NEUMANN

Aos 6 anos, John von Neumann dividia números com 80 dígitos de cabeça e recitava páginas da lista telefônica de cor. Que curso ele devia fazer? Segundo o pai de Von Neumann, engenharia química. Ainda bem que ele desistiu e resolveu inventar a computação moderna. Sem isso, não haveria internet, Mac, iPod e…

ANDROID
Com o sistema operacional Android, você fala “Freud” para o seu celular. Sozinho, ele procura um programa, baixa, instala e roda. Aí acontece algo que nem os sonhos mais loucos de Freud seriam capazes de prever. Você aperta um botão e um programa de “frases de Freud” mostra na tela: “Um sonho é tão mais…