Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Este wallpaper do Windows 10 é uma fotografia. Saiba como ela foi feita

A décima versão do sistema da Microsoft saiu em 2015, e o fundo de tela padrão é resultado de um ensaio com mais de três mil cliques.

Por Rafael Battaglia
8 jun 2024, 16h00

A foto mais famosa do mundo é, provavelmente, um fundo de tela.

Em 1996, o fotógrafo americano Charles O`Rear saltou de seu carro e registrou uma colina cheia de grama bem verdinha no Napa Valley, região de vinícolas da Califórnia. O clique, intitulado Bliss (“contentamento”, em português) acabou em um banco de imagens e, depois, tornou-se a tela inicial do Windows XP, sistema operacional da Microsoft lançado em 2001.

Você com certeza a conhece, mesmo que nunca tenha usado o XP:

Imagem de fundo de tela do Windows.
(Reprodução/Reprodução)

Em 2015, 14 anos depois do lançamento do XP, a Microsoft estava prestes a lançar o Windows 10. E, para o fundo de tela, a empresa queria manter a tradição de imagens icônicas.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, queria também que a foto desse a dimensão das novidades do novo sistema operacional. O objetivo era desassociar o Windows de uma imagem quadradona, do mundo corporativo, e atrair designers e demais profissionais criativos (que costumam optar por computadores Apple).

A ideia, então, foi dar adeus a paisagens idílicas e pensar num design mais futurista. Para se chegar a esse resultado, a Microsoft contratou o artista Bradley G. Munkowitz, o GMUNK, que havia trabalhado nos efeitos holográficos dos filmes Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013).

Munkowitz e sua equipe construíram duas instalações num estúdio em São Francisco para a fotografia. Para a arte, usaram como ponto de partida o logotipo da Microsoft, atualizado em 2012. Com um papelão, eles recortaram quatro quadradinhos, que serviriam de molde para a peça de acrílico que seria fotografada.

Continua após a publicidade

A partir daí, eles posicionaram um projetor de luz em um dos cantos do estúdio. A ideia era fazer os raios atravessarem pela “janela” (em inglês, “window”) formada pelo acrílico e os quadradinhos foscos que formavam o logo da Microsoft. A luz, então, terminaria sua trajetória em um tecido posicionado do outro lado da sala, que também seria fotografado. Confira:

Logo da Microsoft
(YouTube/Reprodução)

Todo o cenário foi mapeado por um software 3D. Dessa forma, a equipe conseguia testar, na tela, ângulos de câmera antes de mexer em todo os equipamentos. Era precisa também se certificar que o logo da Microsoft (que possui uma distorção de perspectiva especifica) estivesse alinhado corretamente:

Continua após a publicidade
Logo da Microsoft
(YouTube/Reprodução)

GMUNZ também fez testes com lasers, cores diferentes, distorções de foco e fumaça. A foto final é uma mistura de dez exposições, que mesclam diversas técnicas.

Ao todo, mais de três mil cliques foram feitos. Os artistas também aproveitaram o set para fotografar várias opções com efeitos diferentes, para alimentar o banco de imagens do Windows (os usuários indecisos com o visual da tela agradecem).

Continua após a publicidade

Você pode conferir os bastidores do ensaio no vídeo abaixo:

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.