Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Algarismos

Até a invenção do zero foi imprescindível para a ciência

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h24 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Na Antiguidade, os pastores costumavam relacionar a quantidade de ovelhas de um rebanho a um grupo igual de pedrinhas, para verificar se alguma havia se desgarrado ao final do dia. A história dos números começou com comparações simples assim.

Os sistemas de numeração surgiram na Mesopotâmia e no Egito, por volta de 3000 a.C. Os egípcios expressavam os números em símbolos e hieróglifos (escrita antiga). O zero foi inventado muito depois, pelos babilônicos, por volta do ano 2500 a.C., para indicar a ausência de unidade. Sem ele, a humanidade não teria desenvolvido ciências como a física, a astronomia e várias outras.

Antes de o zero existir, costumava-se deixar um espaço vazio entre os algarismos. Em Roma, as letras do alfabeto eram utilizadas para representar o sistema decimal. Mas foi durante o esplendor cultural e científico de Bagdá, nos séculos 8 e 9, que o matemático e astrônomo árabe Abu Ja’far Mohamed ibn Musa Al-Khwarizmi criou o sistema de numeração usado até hoje. A palavra algarismo deriva de seu sobrenome, Al-Khwarizmi. No século 12, o italiano Fibonacci introduziu os algarismos indo-arábicos no Ocidente. Mais simples que os números romanos, foram eles que propiciaram o desenvolvimento das regras para somar, subtrair, multiplicar e dividir

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.