Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como surgiu o jogo do bicho?

Apesar de clandestino, o jogo do bicho ainda hoje continua vivo como uma das mais populares e onipresentes tradições culturais brasileiras

Por Da Redação Atualizado em 11 jul 2018, 16h33 - Publicado em 30 jun 2001, 22h00

[pergunta de Rubens Torres, Passos, MG]

Foi o próprio fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o barão João Batista Viana Drummond, quem criou essa loteria em 1893, quando o governo cortou a verba de alimentação para seus animais.

Para compensar a perda da subvenção, ele mandou imprimir nos ingressos os desenhos de 20 bichos e, a cada dia, sorteava um deles. “Quem comprasse uma entrada, que custava então 1 000 réis, ganhava 20 000 réis se o animal estampado no bilhete fosse o mesmo exibido no quadro pouco antes do fechamento do parque”, afirma a historiadora Maria do Rosário Tavares de Lima, do Museu do Folclore, em São Paulo.

  • A estratégia deu tão certo que se espalhou por outros pontos da cidade e, logo depois, por todo o país.

    Apesar de clandestino, o jogo do bicho ainda hoje continua vivo como uma das mais populares e onipresentes tradições culturais brasileiras.

    Além de seu próprio número de identificação, cada animal responde ainda por quatro dezenas. O avestruz, por exemplo, é o 1; e suas dezenas 01, 02, 03 e 04.

    Continua após a publicidade
    Publicidade