Moda mergulho
Do sino ao scuba, conheça as roupas modernosas e os trajes conceituais que fizeram a história do homem rumo ao fundo do mar.
Texto Yuri Vasconcelos
Sino da Antiguidade – 4 a.C.
Quem inventou: Não se sabe.
Qual a sacada: Ao afundar na água, o sino aprisionava o ar.
Como era: O mais antigo aparato usado para aventurar-se no fundo do mar era uma espécie de barril de madeira aberto na base. Segundo relatos do grego Aristóteles, os exércitos de Alexandre, o Grande, utilizaram o sino durante a invasão de Tiro, na costa do Mediterrâneo, em 332 a.C.
Profundidade: Cerca de 20 metros.
Mergulho de Da Vinci – Séc. 16
Quem inventou: Leonardo da Vinci.
Qual a sacada: Juntar suprimento de ar com controle de flutuação.
Como era: O desenho, que nunca saiu do papel, previa respiração por um snorkel rudimentar: pedaços de junco unidos por tiras de couro e envolvidos por fios metálicos que dariam flexibilidade ao aparato. O snorkel seria preso a uma bóia que manteria a entrada de ar fora d’água. Sacos de areia funcionariam como lastro para o mergulho.
Profundidade: Não foi testada.
O sino de Halley – 1690
Quem inventou: Edmundo Halley (o mesmo que descobriu o cometa).
Qual a sacada: Tonéis levando oxigênio desciam com o sino.
Como era: Barris eram mandados ao fundo do mar e abasteciam a cápsula – havia oxigênio para até 90 minutos. A estrutura era feita de madeira coberta por chumbo e escotilhas de vidro que permitiam a entrada de luz.
Profundidade: 18 metros.
Máquina de mergulho – 1715
Quem inventou: John Lethbridge.
Qual a sacada: Tinha buracos para o mergulhador colocar os braços e recolher objetos no mar.
Como era: A “máquina de mergulho”, como foi batizada, era um cilindro de madeira preso a um guindaste. Uma linha permitia ao mergulhador se comunicar com a superfície por códigos e as mangas eram vedadas com graxa.
Profundidade: 18 metros.
O primeiro escafandro – 1864/65
Quem inventou: Augustus Siebe, considerado o pai do mergulho.
Qual a sacada: Um capacete vedado recebia ar da superfície.
Como era: O capacete era selado a uma roupa de borracha e recebia ar bombeado por uma mangueira – o umbilical. Um sistema de válvulas fazia o oxigênio sair pela parte inferior do traje. O problema é que, se o mergulhador nadasse na horizontal, alagava o escafandro.
Profundidade: Até 50 metros.
Aerophore – 1919
Quem inventou: Benoit Rouquayrol e Augustus Denayrouze.
Qual a sacada: Armazenar o ar em um tanque que permitia caminhadas no fundo do mar.
Como era: Um tanque de ar comprimido montado nas costas do mergulhador e alimentado pelo umbilical. O aparato podia ser desconectado por alguns minutos enquanto o ar guardado no tanque garantia a respiração.
Profundidade: Não se sabe.
Aqualung – 1943
Quem inventou: Os oceanógrafos Jacques Cousteau e Émile Gagnan.
Qual a sacada: Cilindros de ar autônomos que permitem nadar sem conexão com a superfície.
Como É: Um aperfeiçoamento dos scuba (sigla em inglês para equipamento de mergulho autônomo). O ar é garantido por tanque e pelo regulador, válvula que equilibra a pressão dos cilindros à dos pulmões.
Profundidade: Até 300 metros.
Mergulho profundo – hoje
Quem inventou: Vários inventores.
Qual a sacada: Um sino pressurizado que permite suportar altas pressões.
Como é: A cápsula desce a grandes profundidades. Lá, mergulhadores nadam com roupas impermeáveis que impedem contato com a água gelada. Alguns modelos possuem uma rede de tubos que distribui água quente pelo corpo.
ProfundidaDe: 400 metros
Os acessórios do futuro
Separador de oxigênio
Mergulho sem cilindro? Este protótipo “filtra” o oxigênio da molécula de água, tornando-o disponível para respiração. A bateria dura uma hora.
Caneleira propulsora
Esqueça as nadadeiras. Elas devem dar lugar a caneleiras motorizadas como esta, movida a hidrogênio e com controle de velocidade.
Máscara
Já existem modelos equipados com chip e tela de cristal líquido que mostra, no visor, dados como tempo de mergulho, quantidade de ar disponível e bússola.
Rebreather
O aparato tem um filtro que reaproveita o oxigênio do ar exalado. Com isso, o mergulhador não solta bolhas na água e tem maior autonomia.
Traje antitérmico
Estuda-se a inclusão de duas finas camadas de um composto de titânio para envolver o neoprene.Esse “sanduíche” cria uma forte barreira contra a perda de calor.