GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Moda mergulho

Do sino ao scuba, conheça as roupas modernosas e os trajes conceituais que fizeram a história do homem rumo ao fundo do mar.

Texto Yuri Vasconcelos

Sino da Antiguidade – 4 a.C.

Quem inventou: Não se sabe.

Qual a sacada: Ao afundar na água, o sino aprisionava o ar.

Como era: O mais antigo aparato usado para aventurar-se no fundo do mar era uma espécie de barril de madeira aberto na base. Segundo relatos do grego Aristóteles, os exércitos de Alexandre, o Grande, utilizaram o sino durante a invasão de Tiro, na costa do Mediterrâneo, em 332 a.C.

Profundidade: Cerca de 20 metros.

Mergulho de Da Vinci – Séc. 16

Quem inventou: Leonardo da Vinci.

Qual a sacada: Juntar suprimento de ar com controle de flutuação.

Como era: O desenho, que nunca saiu do papel, previa respiração por um snorkel rudimentar: pedaços de junco unidos por tiras de couro e envolvidos por fios metálicos que dariam flexibilidade ao aparato. O snorkel seria preso a uma bóia que manteria a entrada de ar fora d’água. Sacos de areia funcionariam como lastro para o mergulho.

Profundidade: Não foi testada.

O sino de Halley – 1690

Quem inventou: Edmundo Halley (o mesmo que descobriu o cometa).

Qual a sacada: Tonéis levando oxigênio desciam com o sino.

Como era: Barris eram mandados ao fundo do mar e abasteciam a cápsula – havia oxigênio para até 90 minutos. A estrutura era feita de madeira coberta por chumbo e escotilhas de vidro que permitiam a entrada de luz.

Profundidade: 18 metros.

Máquina de mergulho – 1715

Quem inventou: John Lethbridge.

Qual a sacada: Tinha buracos para o mergulhador colocar os braços e recolher objetos no mar.

Como era: A “máquina de mergulho”, como foi batizada, era um cilindro de madeira preso a um guindaste. Uma linha permitia ao mergulhador se comunicar com a superfície por códigos e as mangas eram vedadas com graxa.

Profundidade: 18 metros.

O primeiro escafandro – 1864/65

Quem inventou: Augustus Siebe, considerado o pai do mergulho.

Qual a sacada: Um capacete vedado recebia ar da superfície.

Como era: O capacete era selado a uma roupa de borracha e recebia ar bombeado por uma mangueira – o umbilical. Um sistema de válvulas fazia o oxigênio sair pela parte inferior do traje. O problema é que, se o mergulhador nadasse na horizontal, alagava o escafandro.

Profundidade: Até 50 metros.

Aerophore – 1919

Quem inventou: Benoit Rouquayrol e Augustus Denayrouze.

Qual a sacada: Armazenar o ar em um tanque que permitia caminhadas no fundo do mar.

Como era: Um tanque de ar comprimido montado nas costas do mergulhador e alimentado pelo umbilical. O aparato podia ser desconectado por alguns minutos enquanto o ar guardado no tanque garantia a respiração.

Profundidade: Não se sabe.

Aqualung – 1943

Quem inventou: Os oceanógrafos Jacques Cousteau e Émile Gagnan.

Qual a sacada: Cilindros de ar autônomos que permitem nadar sem conexão com a superfície.

Como É: Um aperfeiçoamento dos scuba (sigla em inglês para equipamento de mergulho autônomo). O ar é garantido por tanque e pelo regulador, válvula que equilibra a pressão dos cilindros à dos pulmões.

Profundidade: Até 300 metros.

Mergulho profundo – hoje

Quem inventou: Vários inventores.

Qual a sacada: Um sino pressurizado que permite suportar altas pressões.

Como é: A cápsula desce a grandes profundidades. Lá, mergulhadores nadam com roupas impermeáveis que impedem contato com a água gelada. Alguns modelos possuem uma rede de tubos que distribui água quente pelo corpo.

ProfundidaDe: 400 metros

Os acessórios do futuro

Separador de oxigênio

Mergulho sem cilindro? Este protótipo “filtra” o oxigênio da molécula de água, tornando-o disponível para respiração. A bateria dura uma hora.

Caneleira propulsora

Esqueça as nadadeiras. Elas devem dar lugar a caneleiras motorizadas como esta, movida a hidrogênio e com controle de velocidade.

Máscara

Já existem modelos equipados com chip e tela de cristal líquido que mostra, no visor, dados como tempo de mergulho, quantidade de ar disponível e bússola.

Rebreather

O aparato tem um filtro que reaproveita o oxigênio do ar exalado. Com isso, o mergulhador não solta bolhas na água e tem maior autonomia.

Traje antitérmico

Estuda-se a inclusão de duas finas camadas de um composto de titânio para envolver o neoprene.Esse “sanduíche” cria uma forte barreira contra a perda de calor.