GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pizza margherita foi criada para bajular rainha

?Qual a verdadeira origem da pizza?

!Seus criadores foram mesmo os italianos. Mas há várias teorias para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A principal conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas saborosas como carne e cebola. Só que o pão deles era parecido com o pão sírio que conhecemos hoje em dia, redondo e chato, como um disco.

A mistura também foi adotada pelos turcos, que gostavam da carne de carneiro e iogurte fresco como revestimento. “Durante as Cruzadas, no século XI, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles”, conta o sociólogo Gabriel Bollaffi, da Universidade de São Paulo. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e o aperfeiçoaram. Usaram trigo de boa qualidade para a massa e criaram coberturas variadas, especialmente com queijo. Nascia, então, a pizza. No século XVI, o tomate foi introduzido na Itália, levado da América, e conquistou a pizza. Com cor e sabores novos ela se espalhou por toda a península itálica.

A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830. A pizza margherita também surgiu lá. Em 1889, os reis italianos Umberto I e Margherita estavam passando uma temporada na cidade e quiseram provar o famoso quitute. Não ficava bem para a nobreza ir à pizzaria. Pediram, então, para ela ser entregue em casa. Um pizzaiolo bajulador preparou a pizza cobrindo-a com muzzarela, tomate e manjericão, ingredientes de cores iguais às da bandeira italiana, para homenagear as altezas reais. Sem querer, inventou também a pizza para entrega. Os reis adoraram.