Clique e assine a partir de 8,90/mês

As saborosas conexões entre a coppa suína e a Copa do Mundo

O que separa o embutido à base de carne de pescoço de porco do principal evento esportivo do planeta?

Por Tiago Jokura - Atualizado em 29 jun 2018, 16h53 - Publicado em 20 jun 2018, 17h28

Coppa

Embutido à base de carne de pescoço de porco, chamado também de capicola, na Itália – país de origem da iguaria –, e de gabagool entre os 17 milhões de descendentes de italianos nos EUA. Foi um deles, Mario Segale, que inspirou o nome do Super Mario, cujo grande vilão é…

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Koopa

Também chamado de Bowser, o antagonista de Mario governa as tartarugas koopas troopas, presentes em vários jogos da franquia. No primeiro game em que Mario não é o protagonista (Mario is Missing!), seu irmão Luigi precisa recuperar itens roubados por troopas, incluindo uma concha de…

 

Continua após a publicidade

Copacabana

Bairro icônico do Rio de Janeiro que teve, entre seus ilustres moradores, Bellini, capitão do primeiro título mundial da seleção brasileira. Antes de levantar a taça, porém, o zagueiro precisou superar o maior artilheiro de uma Copa (Just Fontaine, com 13 gols) e seu escudeiro…

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Kopa

Primeiro camisa 7 lendário do Real Madrid – 53 anos antes de Cristiano Ronaldo estrear pelo clube. Brilhou também em outra equipe histórica do futebol: a França de 1958. Com 23 gols em seis jogos, o time é o terceiro que mais marcou gols em uma…

 

Continua após a publicidade

Copa do Mundo

Principal evento esportivo do planeta, que rendeu US$ 5,7 bilhões para a Fifa em 2014. Nesta 21ª edição, disputada na Rússia, os únicos campeões ausentes são os italianos, que vão acompanhar os jogos do sofá, petiscando uma coppa.

Publicidade