PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Essas tatuagens temporárias são testes de alergia

A ideia é alertar para uma das alergias mais comuns no mundo, mas que muita gente não sabe que tem.

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2016, 19h13 - Publicado em 10 Maio 2016, 18h30

tatuagem alergia

Imagine a cena: você está passando as férias no Japão e resolve experimentar o sobá – uma sopa de macarrão à base de trigo sarraceno supertradicional no país. Com o estômago roncando, você manda um monte de massa para dentro… Mas sua garganta começa a inchar, você fica sem ar e, em poucos minutos, precisa ir correndo para o hospital. Sayonara, férias: você tem alergia ao tal do sobá e nem sabia. 

Essa, na verdade, é uma cena bastante frequente entre turistas no Japão. É que a alergia ao trigo sarraceno é uma sensibilidade relativamente comum, atingindo cerca de 0,03% da população mundial. O problema é que, como esse grão não é tão comum no resto do mundo, ninguém faz ideia se é ou não alérgico – e a maioria das pessoas acaba descobrindo da pior maneira: tendo um choque anafilático surpresa.

LEIA: Arte à flor da pele

Para proteger os turistas, a prefeitura da cidade de Sapporo, junto com a agência de publicidade WTJ, criou um jeito incrível e simples de detectar a alergia: tatuagens temporárias. São seis desenhos tradicionais japoneses em preto e branco, cada um deles com algum pedaço transparente – uma montanha, uma escama de peixe, uma onda. Para aplicá-las, a pessoa usa, em vez de água, caldo de sobá – e aí, a pele de quem tem alergia fica um pouco irritada, fazendo com que a parte transparente do desenho fique vermelhinha, como nas imagens a seguir.

Continua após a publicidade

tatuagem alergia

A prefeitura de Sapporo teve essa iniciativa porque, entre as atrações da cidade, estão alguns dos restaurantes de sobá mais conhecidos do país, como o Koyo-tei. Para evitar ataques alérgicos, foram distribuídas 200 tatuagens aos turistas da cidade, e funcionou: não foram registrados casos de ninguém que passou mal com os sobás. A ideia, agora, é continuar distribuindo as tatuagens pelo Japão inteiro. 

LEIA TAMBÉM:
– Tatuagens melhoram seu sistema imunológico
– Marcas do passado
– O futuro, segundo os japoneses

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.