Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Esta colher melhora o gosto da comida — enganando seu cérebro

Batizada de Gôute, ela imita uma das suas primeiras experiências gastronômicas: lamber os dedos

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 nov 2017, 12h50 - Publicado em 13 mar 2017, 18h58

Um estúdio de design, em parceria com a Universidade de Oxford, descobriu o jeito científico de melhorar um prato sem mexer na receita: inventaram uma colher nova.

O objeto não tem nada de tecnológico: parece um pilão, feito de vidro ou madeira. Batizada de Gôute, a peça é criação do estúdio Michel/Fabian e foi testada em Oxford. A pesquisa concluiu que o sabor percebido pelos voluntários era 40% melhor do que a mesma comida provada com uma colher normal.

Tudo isso porque o formato, na realidade, foi minuciosamente pesquisado para mexer com o seu cérebro. Ele tenta imitar uma das suas primeiras experiências gastronômicas: lamber os dedos.

O projeto foi baseado na hipótese de que você come enfiando um objeto estranho na boca, de plástico ou de metal, e que isso, de alguma forma, afeta sua percepção da comida. A princípio faz sentido: para o seu cérebro, é muito mais fácil ignorar uma parte do seu próprio corpo do que uma ferramenta de metal entrando na boca. Assim, a colher acaba promovendo uma experiência similar à de comer com as mãos, sem o lado ruim de ter que limpar os dedos melados.

Pode ter um outro fator psicológico na jogada. Desde pequeno, você deve ter associado a experiência de comer algo muito gostoso com o ato de lamber os dedos. Quem nunca tomou bronca por deixar marca do indicador na sobremesa? O apelido do dedo, afinal, é fura-bolos.

De acordo com os criadores, a Gôute melhora a sensação de cremosidade e a intensidade dos sabores doces. A nostalgia induzida, porém, custa caro: uma colherzinha não sai por menos de 30 libras, ou cerca de 110 reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.