Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Um lago com jeitão de mar

O adjetivo "mar" se deve à sua água bastante salgada - embora o teor salino seja inferior ao dos oceanos de verdade.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Com cerca de 370 000 quilômetros quadrados, o equivalente a uma vez e meia o tamanho do Estado de São Paulo, o chamado Mar Cáspio, localizado na região centro-oeste da Ásia, é, na verdade, o maior lago do planeta. Sua largura chega, em alguns trechos, a 1 200 quilômetros, embora a média fique em torno de 350 quilômetros. Nas suas margens vive uma população de 12 milhões de pessoas, pertencentes a cinco países: Casaquistão (ao nordeste), Turcomenistão (sudeste), Irã (sul), Azerbaijão (sudoeste) e Rússia (noroeste).

O adjetivo “mar” se deve à sua água bastante salgada – embora o teor salino seja inferior ao dos oceanos de verdade. Isso porque há cinco milhões de anos suas águas tiveram uma ligação com o Mar de Azov e, por extensão, com o Mar Negro e com o Mediterrâneo. Hoje, as doces águas do Rio Volga, na Rússia, são responsáveis pela maior parte de seu volume. O Cáspio é um lago ao mesmo tempo baixo e raso. Baixo porque sua superfície está 27 metros abaixo do nível do mar; raso porque sua profundidade mal supera os 1 000 metros. Rico em gás natural e petróleo, o Mar também é a morada de um dos peixes mais cobiçados do mundo: o esturjão, com cujas ovas se produz o famoso e caríssimo caviar – principal fonte de renda da população das margens. No entanto, a exploração excessiva ameaça a sobrevivência da espécie, o que obrigou Rússia, Azerbaijão e Casaquistão a proibir a pesca do esturjão até o fim deste ano.

 

• O Lago Baikal, na Sibéria, é o mais profundo da Terra. Chega a 1 637 metros de profundidade, dos quais 1 181 metros abaixo do nível do mar.

• O maior oceano é o Pacífico, que ocupa um terço da superfície terrestre. O menor é o Ártico, que banha o Pólo Norte, com 9,485 milhões de quilômetros quadrados.

• A maior maré do mundo acontece na Baía de Fundy, na costa atlântica canadense. A diferença entre a maré alta e a maré baixa ali ultrapassa os 13 metros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.