7 curiosidades bizarras sobre a Dinamarca
Tem Papai Noel em julho, cerveja em novembro e “peido de cão” o ano todo
Fora de época
Não estranhe se, no meio de julho, encontrar um monte de Papais Noeis no parque de Bakken, a 10 km da captial, Copenhague. É lá que rola o Congresso Mundial de Papais Noeis, que, em 2016, reuniu 125 bons velhinhos (e alguns duendes também!).
Natal com breja
Na primeira sexta de novembro, precisamente às 20h59, a cervejaria Carlsberg lança a versão de Natal da cerveja Tuborg. É o J-Day, tradição iniciada nos anos 90. O público entra na farra, vestindo gorros de Papai Noel azuis e, claro, enchendo a cara.
Briga etílica
A disputa entre Dinamarca e Canadá pela posse da ilha Hans, um rochedo inabitado com menos de 1,3 km2, já virou zoeira. Quando vão lá, militares canadenses deixam uma garrafa de uísque canadense para os rivais. Os dinamarqueses deixam schnapps.
Imperialismo
O governo criou uma versão do país dentro do Minecraft, para ajudar a ensinar geografia às crianças. Final infeliz: em 2014, um grupo de vândalos virtuais invadiu o local, explodiu tudo e encheu de muros, placas e bandeiras dos EUA.
Vai um cocô aí?
A marca Bon Bom ficou famosa por batizar suas balas com nomes esdrúxulos, como tisselbeer (“fraldas”), hundeprutter (“peidos de cão”) e mågeklatter (“cocô de gaivota”, na foto). Deu certo: os caras têm até um parque temático em Holme Olstrup.
Asfaltofone
Em 1995, dois artistas dinamarqueses criaram, em Østjylland, a primeira “estrada musical”: uma rodovia com pequenas elevações em espaços regulares, de modo que o carro vibre no ritmo de uma música conforme você passa sobre elas
Eta, vida boa!
Segundo a edição 2016 do Relatório Anual da Felicidade, da ONU, os dinamarqueses são as pessoas mais felizes do mundo. Entre as explicações estão o alto PIB, a alta expectativa de vida e o salário mínimo de US$ 20 por hora. (Ué, e a cerveja?)
ESTATÍSTICAS BIZARRAS
13 vencedores do prêmio Nobel
1,13 milhões de km são pedalados diariamente pela população
3 letras não presentes no nosso alfabeto: Æ, Ø e Å
1219 foi o ano da criação da bandeira, a mais velha do mundo
FONTES Sites Funny Junk, Visit Denmark, Business Insider, Random History, Carlsberg e World Santa Claus Congress e livro The Rough Guide to Denmark