Como funciona um teste vocacional?
Psicólogos fazem um levantamento das aptidões e interesses da pessoa e apresentam profissões que tenham a ver.
Na verdade, a palavra “teste” hoje é considerada ultrapassada – fala-se mais em orientação vocacional. Há diversas instituições especializadas no serviço. Mas é importante notar que ele não tem por finalidade definir a profissão da pessoa. O objetivo, na verdade, é ajudá-la a conhecer a si mesma e ao mercado – e escolher sua área de trabalho da forma mais consciente possível.
Para isso, psicólogos fazem um levantamento das aptidões e interesses da pessoa e apresentam profissões que tenham a ver. Veja um passo a passo do processo:
1 – Bate-papo inicial
Após uma primeira conversa com o psicólogo, a pessoa participa de dinâmicas, entrevistas e exercícios. Isso ajuda a descobrir quais são os interesses e se eles batem com as aptidões. Não adianta gostar de números e não ter bom raciocínio lógico, por exemplo. Ainda é preciso identificar expectativas: quais vontades são realmente da pessoa e quais são influência da família?
2 – Menu de opções
Com as informações coletadas, os orientadores apresentam as opções de profissões. É feito o levantamento de cada carreira que o aluno poderia seguir dentro de suas áreas de interesse. Além disso, o orientador também pode apresentar profissões que o aluno desconhecia até então.
3 – Direto da fonte
A partir do momento em que o aluno já tem na cabeça as profissões que gostaria de seguir, há um encontro com profissionais daquela área para saber como é o dia a dia daquela carreira.
4 – Na real
Já mais certo das profissões que deseja, o aluno ganha lições sobre como é o mercado de trabalho daquela função. Isso serve para comparar as expectativas com a realidade e ajudá-lo a se preparar.
5 – Vai que é tua
Ao longo do processo, o aluno também pesquisa sobre as ocupações de que gostou para entender a grade de disciplinas da faculdade. É também o momento para ver qual é o custo do curso e se ele tem condições de pagar as instituições que prefere. Depois disso, é com o aluno: ele decide qual caminho quer seguir.
QUESTÕES EXISTENCIAIS
Algumas das perguntas feitas no teste:
– Quais as matérias de que você mais gosta na escola?
– Quais as matérias em que tem mais dificuldade?
– Em que situações se sente muito bem?
– Em que tipo de ambiente gostaria de trabalhar?
– Com quais “objetos” gostaria de trabalhar? (ex.: números, pessoas, dinheiro, tinta, bichos)
PARA ONDE EU VOU?
Saiba em qual área se encaixa o seu perfil:
Exatas
Geralmente, atrai quem tem interesse por física, bom raciocínio lógico (e aritmético) e predisposição em trabalhar com questões de raciocínio espacial (engenharia).
Humanas
Para quem gosta de interagir com pessoas e tem interesse maior na área social, facilidade de contatos interpessoais, raciocínio verbal e amplo repertório vocabular.
Biológicas
Costuma ser o destino de quem possui uma vontade ou uma preocupação de entender o funcionamento do corpo, além de interesse nas áreas de zootecnia e botânica.
PERGUNTA Mateus Costa, via e-mail
FONTES Tatiana Pina, consultora de carreira da Cia. de Talentos, e Luiz Fernando Bacchereti, professor do curso de psicologia e coordenador de campos de estágio em psicologia da Universidade Guarulhos (UnG).
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
O mito confortável das múltiplas inteligências
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?







