GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se liga um carro de Fórmula 1?

Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, portanto, como aquelas manivelas que davam partida nos carros antigos. Mas, claro, no Fórmula 1 o sistema é muito mais complexo. Aprenda a ligá-lo passo a passo:

1. Um motor de Fórmula 1 tem de ser aquecido antes da partida, já que suas peças são muito sensíveis e a regulagem é facilmente alterada. Por isso, minutos antes de ser ligado, o carro é conectado a um dispositivo que faz a água e o óleo circular pelo motor, esquentando-o pouco a pouco.

2. Quando sobe a placa de 5 minutos para o começo da prova, é hora de ligar o possante. O piloto, já dentro do cockpit, aciona um botão no painel de controle que liga todo o sistema elétrico. Comparando a um carro convencional, este botão equivaleria àquela primeira virada da chave, que faz acender as luzes do painel.

3. Aí vem o acionamento do motor de arranque, que nos carros comuns é feito pela chave. Nas máquinas de corrida, o primeiro giro do motor é dado por um dispositivo elétrico ou pneumático ligado ao eixo do câmbio. Esse equipamento faz o carro pegar no tranco.