Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como se liga um carro de Fórmula 1?

Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, […]

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, portanto, como aquelas manivelas que davam partida nos carros antigos. Mas, claro, no Fórmula 1 o sistema é muito mais complexo. Aprenda a ligá-lo passo a passo:

1. Um motor de Fórmula 1 tem de ser aquecido antes da partida, já que suas peças são muito sensíveis e a regulagem é facilmente alterada. Por isso, minutos antes de ser ligado, o carro é conectado a um dispositivo que faz a água e o óleo circular pelo motor, esquentando-o pouco a pouco.

2. Quando sobe a placa de 5 minutos para o começo da prova, é hora de ligar o possante. O piloto, já dentro do cockpit, aciona um botão no painel de controle que liga todo o sistema elétrico. Comparando a um carro convencional, este botão equivaleria àquela primeira virada da chave, que faz acender as luzes do painel.

3. Aí vem o acionamento do motor de arranque, que nos carros comuns é feito pela chave. Nas máquinas de corrida, o primeiro giro do motor é dado por um dispositivo elétrico ou pneumático ligado ao eixo do câmbio. Esse equipamento faz o carro pegar no tranco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.