Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Publicidade

Tudo sobre AUTOMOBILISMO

SI_419_goat_site1
Sociedade

GOATs: os maiores esportistas da história

Por Guilherme Eler Atualizado em 30 dez 2020, 15h28 - Publicado em 12 set 2020, 15h36
Como um seleto grupo de atletas alcançou níveis quase impossíveis de superar – e levou à criação de um novo termo.
No Brasil, fica à esquerda. Já em países de "mão inglesa", o motorista senta à direita. Três motivos explicam por que nunca é no centro.
Mundo Estranho, Tecnologia

Para que serve o aerofólio dos carros de Fórmula 1?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h18 - Publicado em 18 abr 2011, 18h59
Serve para dar estabilidade ao veículo, mantendo-o bem pregado ao solo. Se não fosse por esse acessório, a 300 km/h (velocidade facilmente atingida pelos bólidos de F1) ele acabaria levantando vôo! Na prática, o aerofólio dos carros de corrida funciona igualzinho a uma asa de avião, só que ao contrário. Ele é, de fato, uma […]
530ba1ea9827682969000667640px-m_schumacher_box_cheste_2006-02.jpeg
Mundo Estranho, Tecnologia

Como funciona um box de Fórmula 1?

Por Alexandre Versignassi Atualizado em 4 jul 2018, 20h23 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53
São 400 metros quadrados de puro trabalho dividido em vários departamentos
Mundo Estranho, Tecnologia

Quais os carros mais rápidos do mundo?

Por Alexandre Versignassi Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h52
– Qual é o avião mais rápido do mundo? – Qual é o computador mais rápido do mundo? Os mais poderosos nem podem ser chamados de carros: são praticamente aviões adaptados para andar no chão. É o caso do campeão ThrustSSC, um bólido inglês que já chegou a 1 227 km/h, superando em 3 km/h […]
800px-Ayrton_Senna_Imola_1989
Mundo Estranho

Qual foi a melhor corrida de Ayrton Senna?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Os pragmáticos podem ficar com o Grande Prêmio do Japão de 1988, no autódromo de Suzuka, que valeu o primeiro título de Fórmula 1 a Ayrton Senna
Mundo Estranho

Como foi o acidente que matou Senna?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h13 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Essa você sabe: a barra de direção rompeu. Com a quebra do cano que transmite o movimento do volante para as rodas, Ayrton Senna não pôde contornar a curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, e seu carro foi direto para o muro, a mais de 200 km/h. Não é isso? Talvez não. O […]
522794ae9827680fb70000be640px-nissan_tiida_racing_car.jpeg
Mundo Estranho, Tecnologia

Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal?

Por Fernando Badô Atualizado em 4 jul 2018, 20h25 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50
Qual a diferença entre um carro de corrida e um carro normal? Glauber Alves Pereira, Campos Sales, CE A grande diferença está no conceito de construção de cada um deles. Quando vão projetar um automóvel de passeio, os engenheiros se preocupam, por exemplo, com o conforto do motorista. Já as equipes de corrida não estão […]
Mundo Estranho

O que significa cada cor de bandeira na F-1?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h26 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, usada em todas as corridas para decretar o final da prova. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes – aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram. As primeiras foram a vermelha (pare) e a amarela (atenção), que ganharam as pistas […]
Mundo Estranho

Como eram os primeiros carros de F-1?

Por Guilherme Castellar Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Nos primórdios da categoria, os carros eram instáveis, tinham carroceria de alumínio em forma de charuto, levavam o motor na frente e eram pouco potentes – eram “só” 350 cavalos, uma merreca em comparação aos 800 cavalos de hoje. Segurança era uma palavra desconhecida. Nas duas primeiras temporadas, em 1950 e 1951, ninguém usava capacete, […]
Mundo Estranho

Algum piloto de F-1 já ganhou uma corrida empurrando seu carro na linha de chegada?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h13 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Ninguém ganhou uma corrida literalmente no braço, mas, em 1959, o australiano Jack Brabham foi campeão da Fórmula 1 empurrando seu carro na reta final do GP dos Estados Unidos. Brabham liderava a última prova da temporada quando, a pouco mais de 300 metros da bandeira quadriculada, a gasolina acabou. Ele não pensou duas vezes: […]
Mundo Estranho

Como se liga um carro de Fórmula 1?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48
Não só os carros de Fórmula 1, mas quase todos os monopostos – carros com espaço apenas para o piloto – são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, […]
52dd6fa0865be27fb5000509109918232.jpeg
Mundo Estranho

Por que os pilotos de F-1 usam um capuz por baixo do capacete?

Por Guilherme Castellar Atualizado em 4 jul 2018, 20h16 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
Para não se queimarem em caso de acidente. Assim como o macacão, esse capuz é feito de um tecido especial que não pega fogo e resiste a um calor de até 427 ºC. O nome correto desse treco é balaclava, uma referência aos antigos capuzes feitos de pequenos anéis trançados, usados pelos cavaleiros medievais. “A […]
52e2b954865be203ac000114177642479.jpeg
Mundo Estranho

Quais são os trechos mais perigosos dos circuitos de F-1?

Por Artur Louback Atualizado em 4 jul 2018, 20h20 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47
O maior bicho-papão dos circuitos de Fórmula 1 é a curva Eau Rouge, do circuito belga de Spa-Francorchamps. Primeiro vem uma descida e, em seguida, vem a curva, em subida – tudo isso a 300 km/h, sem tirar o pé do acelerador. Não por acaso esse circuito – que, para a alegria de alguns e […]
Mundo Estranho

Quanto uma equipe de F-1 gasta por temporada?

Por Artur Louback Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 18 abr 2011, 18h34
Varia muito, de acordo com a estrutura de cada equipe. Ferrari, Renault, McLaren, BMW, Toyota e Honda gastam de 300 milhões a 400 milhões de dólares por temporada, mas há equipes que gastam seis vezes menos do que isso. Embora nenhuma escuderia divulgue oficialmente seus gastos, no ano passado a revista britânica Business F1 publicou […]
Mundo Estranho

De onde vêm os nomes dos carros da F-1?

Por Luís Joly Atualizado em 4 jul 2018, 20h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24
Depende da equipe, mas, em geral, os modelos dos carros de F-1 são nomeados com iniciais da equipe ou de alguém da equipe mais um número que pode representar ano, seqüência ou mesmo alguma especificação do motor. Os modelos que participarão da temporada 2008mostram combinações interessantes. A Williams, por exemplo, correrá em 2008 com o […]
Publicidade