Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De onde vem a palavra nerd?

Por Artur Louback Lopes Atualizado em 14 fev 2020, 17h51 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47

Nerd é uma gíria e, como a maioria das gírias, é difícil dizer quem a inventou.

Há várias teorias. A mais comum é que a palavra foi lançada pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss), que criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo (“Se Eu Dirigisse o Zoológico”), de 1950, no qual apresenta um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd.

Em 1951, a revista Newsweek publicou uma matéria sobre os costumes dos jovens na cidade de Detroit, na qual dizia que os jovens “quadrados” (conservadores) estavam sendo chamado de nerds.

  • Se os dois fatos têm alguma relação, é difícil de dizer, mas, ao que parece, a palavra não se popularizou ainda nos anos 50. “Quando eu era jovem, em Nova York, as pessoas que gostavam muito de estudar eram chamadas de egg heads (cabeças de ovo)”, diz o linguista John Robert Schmitz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), hoje com 70 anos, que cogita outra origem para a palavra. “Existe no idioma inglês a gíria nurt, que designa pessoas loucas. Nurt pode ter originado a palavra nurd, usada com o mesmo sentido de nerd”, diz Schmitz.

    Há ainda os que defendam que N.E.R.D era a sigla que funcionários da companhia canadense de telecomunicações Northern Electric Research and Development (ou Nortel) levavam no bolso da camisa.

    No Brasil, o termo se popularizou com o filme A Vingança dos Nerds, de 1984, no qual um grupo de CDFs decide peitar os jovens mais populares da faculdade.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade