Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que provoca os deslizamentos de terra?

Entenda os fatores que facilitam – e intensificam – este tipo de tragédia.

Por Victor Bianchin
Atualizado em 22 fev 2024, 10h48 - Publicado em 22 dez 2011, 17h40

Ele sempre começa com a ruptura do solo de uma encosta – que, por sua vez, precisa ser desencadeada por alguma coisa. O agente causador mais conhecido são as chuvas. Mas também há outros, como terremotos, erupções vulcânicas e vibrações causadas por máquinas.

Deslizamentos são fenômenos naturais: podem ocorrer mesmo que a área esteja com sua vegetação intacta. Mas a ação humana pode facilitar sua ocorrência e aumentar os estranhos.

Deslizamento de terra
(Filipe Campoi/Mundo Estranho)

LEIA TAMBÉM

– Qual foi a pior erupção vulcânica do mundo?

– Quais foram os maiores terremotos de todos os tempos?

– Quais são as principais ameaças de desastres ecológicos no Brasil?

1)Plantas salvadoras

O desmatamento de encostas e as ocupações irregulares em morros são considerados “fatores de risco”  para deslizamentos. Primeiro, porque a vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.

Continua após a publicidade

Mas nem todo tipo de planta ajuda. Bananeiras, por exemplo, têm raízes fracas e troncos pesados, que causam muito estrago quando caem. Além disso, há o “efeito alavanca”: quando o vento chacoalha uma árvore dessas, suas raízes deslocam a terra e acabam piorando a situação.

2)Ladeira abaixo

A forma como o solo se organiza também influencia o deslizamento – quanto mais compacto o solo, mais seguro ele tende a ser. Os terrenos argilosos, portanto, têm vantagem sobre os mais arenosos, por formar uma massa mais “encorpada”.

Outro fator que pode proteger ou condenar um terreno é a inclinação. A maioria das tragédias ocorre em encostas reclinadas em ângulos que variam entre 20 e 35º.

Menos do que isso, o risco de deslizamentos diminui. Mais que isso, pode até rolar muita terra ladeira abaixo, mas o número de vítimas vai ser bem menor – afinal, o ângulo dificulta a construção (e a ocupação) de casas, estradas, e outras estruturas.

Continua após a publicidade

3)Corrida de obstáculos

A chuva em um terreno inclinado sempre vai formar canais pelos quais a água escorre – eles são chamados de “rede de drenagem”. Não precisam ser canos nem calhas artificiais: a própria natureza se encarrega de criar esses “caminhos”. Num caso de deslizamento, porém, esses canais ajudam a espalhar o problema.

A terra e os detritos caem na rede e podem se dividir por meio dela, multiplicando a área de devastação e arrastando materiais para regiões relativamente distantes.

4)Moradas erradas

Nenhuma intervenção piora mais a situação que a ocupação irregular. Primeiro, porque as construções vão eliminando a cobertura vegetal da área. Segundo, porque a terra extraída para aplainar o morro na área habitada geralmente é jogada para baixo e fica “solta”. Por último, porque as vilas criadas nas encostas criam lacunas, que podem “canalizar” (e intensificar) os deslizamentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.