Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Qual o bicho que mais faz cocô em um dia?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
Blue_Whale_004_noaa_dorsal

Taí um cálculo difícil e que não cheira bem… Mas o biólogo John Calambokidis, do instituto americano Cascadia Research – voltado para a proteção de mamíferos marinhos -, estima que a baleia-azul, maior animal do planeta, evacue todos os dias mais de 1 tonelada de excrementos. Tal marca garantiria uma vitória tranqüila da espécie nesse ranking estranho. O cocô da baleia-azul (como não poderia deixar de ser) cheira muito mal e tem consistência líquida. Logo após ser expelido, fica boiando na água, mas, em seguida, afunda. Uma equipe de cientistas de vários países está estudando os dejetos das baleias para identificar o que elas comem e, assim, poder auxiliar na preservação desse mamífero marinho. Saindo dos oceanos, a liderança nessa fétida lista fica com os elefantes. Segundo o biólogo americano Samuel Wasser, professor da Universidade de Washington, em Seattle (EUA), eles fazem em média 90 quilos de cocô por dia. Uma curiosidade sobre os excrementos dos elefantes: há alguns anos, eles têm sido usados por uma empresa do Sri Lanka, pequeno país do sul da Ásia, como matéria-prima para produzir papéis.