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8 alimentos essenciais para quem segue uma dieta vegetariana

Se você já segue ou pensa em seguir uma dieta livre de carnes, estes alimentos não podem faltar no seu cardápio

Por Daniela Barbosa, de Exame.com Atualizado em 22 mar 2017, 20h10 - Publicado em 22 mar 2017, 20h08

Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana, o consumo de alguns tipos de alimentos é fundamental para suprir as necessidades de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O site especializado em dietas U.S. News listou os alimentos que toda pessoa que segue uma dieta livre de carnes precisa manter no cardápio.

De acordo com o próprio site, a dieta vegetaria está entre as 12 melhores dietas do mundo principalmente porque é saudável e fácil de seguir.

Todos os anos, o U.S. News elege as melhores dietas do mundo com base em diferentes avaliações e pontuações dadas por especialistas da saúde, como médicos e nutricionistas.

Confira a seguir os alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa vegetariana, segundo especialistas do U.S. News.

Amêndoas

Uma pequena porção de amêndoas possui cálcio, vitaminas E e B-6, riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e folato. A semente também contém fibra que ajuda a melhorar a saúde do intestino. De acordo com o U.S. News, a amêndoa é fonte de proteína e gorduras saudáveis, que ajudam no combate do mau colesterol.

Feijão

O feijão é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, minerais e antioxidantes em abundância. Meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne. Por conta de suas fibras solúveis, o feijão também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Grãos integrais

Cevada, quinoa, milho, centeio e arroz integral também são alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa vegetaria, pois  fornecem gorduras saudáveis ao organismo, além de uma variedade de vitaminas e minerais.

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Sementes

Sementes como chia e linhaça contêm ácidos graxos e ômega-3 que fazem bem ao coração e ajudam no combate de inúmeras doenças, como pressão e colesterol altos. As sementes também são fontes de fibra e proteína vegetal.

Abacate

O abacate possui dezenas de vitaminas e minerais. De acordo com o U.S. News é um alimento multifuncional, que sacia a fome e pode acompanhar pratos doces e salgados.

Soja

Consumida por muitos vegetarianos, a soja é fonte de proteína magra e possui vários benefícios para a saúde, entre eles a redução do mau colesterol. Fonte de fibra, esse alimento possui ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K.

Ervas e especiarias

As ervas e especiarias possuem múltiplos benefícios para a saúde, entre eles propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e até analgésica. A salsinha, por exemplo, é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais.

Bebidas vegetais

Já falamos aqui das opções saudáveis e saborosas de bebidas vegetais que podem substituir o leite de origem animal. De acordo com o U.S. News, esse tipo de alimento também desempenha papel importante no cardápio de pessoas que não comem carne, pois oferecem nutrientes essenciais ao organismo.  O leite de amêndoas, por exemplo, é excelente fonte de cálcio e fibras.

Este conteúdo foi publicado originalmente Exame.com

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