GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Álcool confunde órgãos do equilíbrio

"Peraí que eu vou fazer o quatro!"

Por que quando se toma uma grande quantidade de bebida alcoólica fica difícil se equilibrar? Em estado normal, como o corpo se equilibra?

Ainda não é possível explicar exatamente como o álcool provoca falha de equilíbrio. O que se sabe é que ele penetra nas células do cérebro – responsável pela coordenação dos movimentos – e nos núcleos vestibulares que, junto com outras estruturas, mantém o equilíbrio. “Não se sabe ao certo como ele age, mas acaba atrapalhando seu funcionamento” diz o psiquiatra Sérgio Nicastri, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Os impulsos elétricos que essas estruturas enviam para o centro motor, no cérebro, ficam confusos. O cérebro é quem comanda, a partir das informações enviadas pelo cerebelo – os músculos. De acordo com as ordens cerebrais eles realizam movimentos coordenados.

Para que o corpo se equilibre, a primeira estrutura a trabalhar são os “canais semicírculares”, localizados na parte interna do ouvido. Eles são cheios de líquido que balança quando se gira a cabeça, movimentando os cílios que revestem internamente os canais. Os cílios enviam impulsos nervosos para os núcleos ventriculares que se comunicam com o cérebro, permitindo que o corpo se localize dentro do espaço.