Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Ansiedade social está ligada ao medo de errar, diz estudo

O estudo monitorou a atividade cerebral de crianças e descobriu a raiz do problema: a cobrança exagerada que o ansioso impõe a si mesmo

Por Felipe Sali
Atualizado em 29 mar 2018, 17h48 - Publicado em 29 mar 2018, 17h45

Você sofre de ansiedade social? Ela é um medo intenso de ser reprovado pelas outras pessoas, e afeta 15 milhões de pessoas só nos Estados Unidos (o equivalente a 6,8% da população). A ansiedade social é um fenômeno irracional, ou seja, o indivíduo teme ser rejeitado mesmo quando não há motivos para isso. Mas  cientistas dizem ter encontrado a raiz do problema: o excesso de atenção que o ansioso dá aos próprios erros.

É o que sugere um estudo realizado com mais de 100 crianças e publicado no Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Maryland analisou a raiz dos problemas de ansiedade dessas crianças. Para isso, eles usaram um eletroencefalograma para monitorar a atividade cerebral elétrica das crianças enquanto eram submetidas a testes que mediam a capacidade de se concentrar em informações e ignorar distrações.

O teste foi realizado duas vezes em cada criança. Na primeira vez, elas eram avisadas de que ninguém estava as observaria durante o processo, enquanto na segunda vez algumas pessoas estariam vendo tudo. Com base na atividade cerebral a equipe encontrou uma conexão entre a ansiedade social e o medo de cometer erros quando observada.

“Um dos mecanismos pelos quais a ansiedade social surge é através do foco excessivo em si mesmo e nos  erros percebidos em situações sociais. Para os indivíduos com ansiedade social, esse foco em erros percebidos diminui a interação social” disse George Buzzell, coordenador da pesquisa, ao periódico científico PsyPost.

Antes que você tenha a ideia, vale ressaltar que não adianta nada dizer para um ansioso “não se importar com que os outros vão pensar”. Além de não surtir o efeito desejado, muitas vezes pode até agravar a situação.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.