Cereja em calda é mesmo feita de chuchu?
A chuchureja não é teoria da conspiração. E nós damos a receita para provar.
Más notícias: você provavelmente já brigou para roubar chuchu da cobertura do bolo. Embora a maioria dos vidrinhos de cereja ao marasquino tenha a fruta de verdade, muitas padarias e confeitarias recorrem à réplica bastarda para driblar a sazonalidade e o preço da legítima. Além da textura adequada, o chuchu não tem personalidade: o sabor que você der, ele aceita.
Como saber se você comprou chuchu a preço de cereja? A Anvisa só examina alimentos que representem risco alimentar, suspeitos de causar intoxicação ou que contenham algum ingrediente nocivo não especificado na embalagem. Não é o caso da cereja de chuchu.
No entanto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, explica que vender um produto informando outra coisa é crime. Substituir cereja por chuchu pode dar até um ano de detenção e multa de R$ 3 milhões.
Para ter certeza do que está levando, cheque os ingredientes no rótulo. Se ainda assim você desconfiar, veja se a suposta cereja tem caroço. Se for do tipo desencaroçada, confira se as bolinhas têm a concavidade onde antes ficava o caroço. Ou então se delicie com seu pote de chuchurejas.
De sapo a princesa: como fazer chuchureja
1. Cozinhe o chuchu até ficar al dente (aquele consistência durinha, gostosa de mastigar). Em seguida, retire bolinhas do legume com um instrumento chamado “boleador”.
2. Jogue as bolinhas em água com uma substância chamada “cal virgem culinária”, que deixa a comida firme, mas macia. Desligue ao ferver e espere.
3. Despeje as bolas em calda quente de groselha. Deixe no fogo brando. Quando descerem, apague o fogo e retire-as da calda.
4. Jogue um copo de açúcar na calda e ferva-a. Despeje as bolas e apague o fogo. Quando a calda esfriar, acrescente o licor maraschino.
Fonte: Sueli Saraiva, culinarista.